A
oferta turística são todos os fatores patrimoniais, equipamentos, bens e
serviços que impulsionam ou estimulam a mudança de turistas, satisfaçam as suas
necessidades de mudança e de continuidade e sejam exigidos por estas
necessidades.
Em
primeiro lugar, a oferta turística é constituída pelo património turístico, que são um conjunto potencial de bens
materiais/imateriais que estão à disposição do homem e que podem utilizar-se,
mediante um processo de transformação, afim de satisfazer necessidades
turísticas, e pelos recursos turísticos,
que são todos os bens e serviços que, por interposto do homem, tornam possível
a atividade turística e satisfazem as necessidades da procura.
Em
segundo lugar, existe a tendência para confundir a oferta turística com os
estabelecimentos hoteleiros e de restauração, relacionados com um fator particular
de atração, como, por exemplo, a praia, a cidade ou a montanha. Porém, salvo
raras exceções, a imagem turística de um país baseia-se principalmente no seu
património, sobretudo na sua componente cultural: arquitetónico, histórico, artístico
e monumental.
Penso
que a oferta primária, de entre a qual, paisagem, clima, património histórico e
cultural, artesanato, tradições, deve constituir o fundamento base para a
definição de uma política turística e para a conceção da natureza da oferta
derivada a construir, com expressão em restaurantes, hotéis e instalações de
animação, tendo em conta a natureza e a qualidade das infraestruturas
existentes ou a criar (saneamento básico, transportes, saúde, comunicações,
entre outras), depois de reconhecer as partes de mercado a captar e a qualidade
dos serviços a disponibilizar.
Além
da produção de bens e serviços, podemos também acrescer na oferta turística os
fatores intangíveis que ajudam para a melhor satisfação das necessidades dos
clientes, os quais podemos indicar genericamente por acolhimento. Deste modo, o
acolhimento pode ser delimitado como o conjunto de políticas e de
comportamentos levadas a cabo para executar a aproximação do turista, no
sentido de uma relação humana de qualidade com o fim de satisfazer a sua
curiosidade, gostos, aspirações e as suas necessidades, e na perspetiva de criar
um clima de reencontro e de troca a fim de despertar o conhecimento, a
tolerância e o entendimento entre os seres.
O
acolhimento é um elemento fundamental da oferta do turismo na medida em que afeta
ou influencia decisivamente a conceção dos equipamentos, dos serviços e da
atmosfera de toda a atividade turística. Inclui a ideia de hospitalidade mas,
enquanto esta traduz as posturas de boa convivência e de tolerância perante os
visitantes, o acolhimento representa também o conjunto de todas as disposições
tomadas que, acrescentadas aos bens e serviços prestados, tendem a aumentar o grau
de satisfação do consumidor/turista, considerando o conjunto da oferta.
Os
bens e o sucesso económico dos equipamentos turísticos decorrem da sua
localização e das particularidades naturais ou culturais das regiões onde se
situam. A oferta turística interliga-se profundamente com a existência de
fatores locais que, sendo fatores de atracão, justificam a construção de
equipamentos, infraestruturas e estabelecimentos hoteleiros, o que lhe atribui
um caráter endógeno. Por outro lado, estes fatores não podem deslocalizar-se
para outros pontos, pelo que os serviços prestados e os bens produzidos têm de
ser utilizados localmente. A oferta turística tem assim um carácter de
imobilidade sob o ponto de vista espacial.
Desta
localização resulta outra caraterística: a manutenção e a instalação de
equipamentos turísticos necessitam de vultosos meios financeiros. Assim, do
concurso de bens turísticos, inseparáveis da sua localização e do investimento
em capitais, instalações e infraestruturas, resulta uma grande rigidez da
oferta turística.
A
oferta turística pode ser selecionada ou classificada de acordo com a sua
finalidade e função, nomeadamente: oferta turística de atracão, oferta
turística de receção, oferta turística de fixação, oferta turística de animação
e oferta turística de deslocação.
Em
suma, na maior parte dos casos, o desenvolvimento e crescimento turístico de um
determinado destino começam com a oferta de atracão, dando sequência com a
instalação de alguma forma de alojamento, que começa o processo de dotação da
oferta de receção e, muitas vezes, não se vai muito mais além disso.
Lumpini Daniel Kiewuzowa
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
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