domingo, abril 21, 2019

Oferta Turística

A oferta turística são todos os fatores patrimoniais, equipamentos, bens e serviços que impulsionam ou estimulam a mudança de turistas, satisfaçam as suas necessidades de mudança e de continuidade e sejam exigidos por estas necessidades.
Em primeiro lugar, a oferta turística é constituída pelo património turístico, que são um conjunto potencial de bens materiais/imateriais que estão à disposição do homem e que podem utilizar-se, mediante um processo de transformação, afim de satisfazer necessidades turísticas, e pelos recursos turísticos, que são todos os bens e serviços que, por interposto do homem, tornam possível a atividade turística e satisfazem as necessidades da procura.
Em segundo lugar, existe a tendência para confundir a oferta turística com os estabelecimentos hoteleiros e de restauração, relacionados com um fator particular de atração, como, por exemplo, a praia, a cidade ou a montanha. Porém, salvo raras exceções, a imagem turística de um país baseia-se principalmente no seu património, sobretudo na sua componente cultural: arquitetónico, histórico, artístico e monumental.
Penso que a oferta primária, de entre a qual, paisagem, clima, património histórico e cultural, artesanato, tradições, deve constituir o fundamento base para a definição de uma política turística e para a conceção da natureza da oferta derivada a construir, com expressão em restaurantes, hotéis e instalações de animação, tendo em conta a natureza e a qualidade das infraestruturas existentes ou a criar (saneamento básico, transportes, saúde, comunicações, entre outras), depois de reconhecer as partes de mercado a captar e a qualidade dos serviços a disponibilizar.
Além da produção de bens e serviços, podemos também acrescer na oferta turística os fatores intangíveis que ajudam para a melhor satisfação das necessidades dos clientes, os quais podemos indicar genericamente por acolhimento. Deste modo, o acolhimento pode ser delimitado como o conjunto de políticas e de comportamentos levadas a cabo para executar a aproximação do turista, no sentido de uma relação humana de qualidade com o fim de satisfazer a sua curiosidade, gostos, aspirações e as suas necessidades, e na perspetiva de criar um clima de reencontro e de troca a fim de despertar o conhecimento, a tolerância e o entendimento entre os seres.
O acolhimento é um elemento fundamental da oferta do turismo na medida em que afeta ou influencia decisivamente a conceção dos equipamentos, dos serviços e da atmosfera de toda a atividade turística. Inclui a ideia de hospitalidade mas, enquanto esta traduz as posturas de boa convivência e de tolerância perante os visitantes, o acolhimento representa também o conjunto de todas as disposições tomadas que, acrescentadas aos bens e serviços prestados, tendem a aumentar o grau de satisfação do consumidor/turista, considerando o conjunto da oferta.
Os bens e o sucesso económico dos equipamentos turísticos decorrem da sua localização e das particularidades naturais ou culturais das regiões onde se situam. A oferta turística interliga-se profundamente com a existência de fatores locais que, sendo fatores de atracão, justificam a construção de equipamentos, infraestruturas e estabelecimentos hoteleiros, o que lhe atribui um caráter endógeno. Por outro lado, estes fatores não podem deslocalizar-se para outros pontos, pelo que os serviços prestados e os bens produzidos têm de ser utilizados localmente. A oferta turística tem assim um carácter de imobilidade sob o ponto de vista espacial.
Desta localização resulta outra caraterística: a manutenção e a instalação de equipamentos turísticos necessitam de vultosos meios financeiros. Assim, do concurso de bens turísticos, inseparáveis da sua localização e do investimento em capitais, instalações e infraestruturas, resulta uma grande rigidez da oferta turística.
A oferta turística pode ser selecionada ou classificada de acordo com a sua finalidade e função, nomeadamente: oferta turística de atracão, oferta turística de receção, oferta turística de fixação, oferta turística de animação e oferta turística de deslocação.
Em suma, na maior parte dos casos, o desenvolvimento e crescimento turístico de um determinado destino começam com a oferta de atracão, dando sequência com a instalação de alguma forma de alojamento, que começa o processo de dotação da oferta de receção e, muitas vezes, não se vai muito mais além disso.

Lumpini Daniel Kiewuzowa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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