sábado, abril 13, 2019

Impacte dos grandes eventos desportivos no turismo - caso do futebol

É certo que o futebol move muitos apaixonados e que movimenta enormes quantidades de dinheiro entre entidades desportivas, agentes desportivos, entre outros. Portugal acolhe no Verão de 2019 a Final Four da Liga das Nações e as cidades escolhidas para acolher este evento foram a cidade de Guimarães e a cidade do Porto. Contudo, será que os grandes eventos futebolísticos têm impactes positivos nas cidades que os acolhem?
Portugal, de entre inúmeros outros países, foi o escolhido para receber a primeira edição deste torneio, tal como aconteceu em 2004, no Euro 2004, onde se criaram 40 mil postos de trabalho para realizar o evento. Este ano, o governo e a Federação Portuguesa de Futebol esperam que o evento traga consequências positivas para o futebol português e para as cidades anfitriãs. Para além disso, Portugal conseguiu aproveitar o Euro 2004 para melhorar a sua atratividade turística, ou seja, destacou-se de modo positivo perante todo o mundo, o que, de facto, fez com que aumentasse, nas regiões onde foram construídos os estádios, o número de hóspedes estrangeiros, comparando com os anos anteriores ao Euro 2004.
Contudo, organizar um evento deste tipo implica um enorme investimento em infraestruturas que financeiramente não se espera que seja recuperado até ao momento em que termina o evento. No caso da Final Four não existirá um grande esforço financeiro, uma vez que as cidades em questão já possuem infraestruturas habilitadas para receber o evento. Em grandes acontecimentos desportivos é muito complicado ter a certeza que as receitas serão superiores a todos os custos ligados à organização e à realização do evento.
No entanto, um grande evento desportivo pode constituir uma ferramenta para impulsionar a economia de um país, e podemos dizer que a grande maioria dos impactes económicos decorre não das infraestruturas desportivas mas sim das infraestruturas que as complementam, tais como hotelaria, restauração e locais de relevo turístico. Assim, para calcular as receitas geradas pela realização do evento, a abordagem mais comum é a descrição do fluxo financeiro provocado pelos turistas no país ou cidade onde decorre o evento, o que frequentemente é denominado como impacte económico direto.
Outro impacte positivo destes eventos é que, geralmente, no país ou cidade que recebe um acontecimento desta natureza pode, devido à intensidade do acontecimento, levar a que os seus cidadãos se identifiquem mais com o seu país ou cidade. Para uma cidade, é importante fomentar este sentimento de orgulho e de pertença à comunidade e, como sabemos, o futebol é um bom meio para fomentar o orgulho patriota.
Mas a grande questão foca-se sobretudo nos impactes destes eventos no turismo. A resposta a esta questão começa pela presença, cada vez mais massiva, da comunicação social. A comunicação social tem vindo a tornar-se cada vez mais importante para o futebol, a nível económico, pois, há, de facto, um aumento no dinheiro gasto por estes em troca dos direitos de transmissão. Para além disso, com a realização de um evento desportivo, devido à comunicação social, as cidades/países que servem de anfitriões têm uma oportunidade para remodelar a sua imagem positivamente, podendo, assim, passar para o exterior uma boa imagem e, de forma indireta, atrair turistas.
Assim, destacando aquilo que já tinha abordado no início, os eventos futebolísticos atraem sempre milhares de adeptos aos estádios espalhados pelo mundo. No caso da Final Four, as entidades esperam a chegada de milhares de holandeses, ingleses e suíços às cidades anfitriãs. Com a chegada em massa destes adeptos, é de esperar um crescente dinamismo nas economias locais, bem como o aumento da procura na hotelaria, restauração (restaurantes e bares) e, até mesmo, em atividades culturais e recreativas.
“Apostar nos eventos desportivos é parte de uma estratégia externa que aponta para a elevação do perfil da cidade e como tal o sucesso não pode medir-se apenas no lucro ou prejuízo (tradução do autor a partir de Gratton et al., 2006). Retirei esta citação para salientar a enorme cobertura mediática que é protagonizada, principalmente pela televisão, mas também a internet tem um papel cada vez mais importante, permitindo formar uma imagem de uma cidade, de um país ou de uma população. Por exemplo, um estudo realizado sobre o Euro 2000 concluiu que, após o evento, a imagem que os franceses tinham dos holandeses era substancialmente mais positiva, comparativamente à que tinham anteriormente ao evento (Oldenboom, 2008). Com uma imagem renovada é mais fácil atrair turistas e, assim, demostra-se que grandes eventos desportivos atraem grandes massas de turistas.
Concluo, salientando que, para mim, os grandes eventos desportivos são extremamente importantes para as economias locais e para a imagem turística que as cidades querem passar para o estrangeiro, não só via comunicação social mas também pela partilha de experiências dos espectadores estrangeiros que assistiram aos jogos nos estádios locais. Por tudo isto, é importante criar condições para que as cidades possam receber eventos desportivos, de todo o tipo, sem descurar outros setores imprescindíveis para a sociedade, como é o caso da educação ou saúde.

Álvaro José Dias Ferreira

Referências bibliográficas:
Gratton, Chris; Shibli, Simon e Coleman, Richard (2006) The Economic Impact of Major Sport Events: A Review of Ten Events in the UK, USA, Blackwell Publishing Ltd.
Oldenboom, Egbert (2008) “The impact of the broadcasting of sports events on the image and awareness of host cities abroad”, Belgeo


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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