sábado, outubro 22, 2011

Sector Agrícola na Região Autónoma dos Açores

Os Açores, constituídos por cerca de 250 000 habitantes, são uma das regiões de Portugal onde a Agricultura tem um elevado peso no PIB. A elevada fertilidade dos solos e um clima excepcionalmente propício levou a diversas culturas extensivas, tais como o milho e o trigo. Desta forma, a força da Agricultura prevalece já há algum tempo.
Apesar de nos últimos anos o sector agrícola ter perdido algum folgo, não deixa de ser um dos mais importantes para a região. Quando comparada com o resto da Europa, no que diz respeito ao Valor Acrescentado Bruto da Agricultura (VAB), a Região Autónoma dos Açores (RAA), encontra-se num patamar intermédio, apresentando valores na ordem dos 12 a 19 mil euros por unidade de trabalho.
Relativamente à composição sectorial do VAB, em 2007, os sectores da “Agricultura, produção animal, caça, silvicultura e Pesca” revelaram-se significativamente superiores nos Açores, representando cerca de 8,6% do VAB, comparativamente ao seu peso nacional, 2,2%. Neste mesmo ano, a Produção Agrícola Vegetal, apresentou um valor médio anual de cerca de 1,1 milhares de euros, enquanto a Produção Agrícola Animal foi de aproximadamente 1 milhar de euros.
Contudo, dados estatísticos referentes a 2010, apontam para um decréscimo do peso do sector agrícola para 7% do VAB. No entanto, a Agricultura na Região continua a merecer um lugar de destaque, uma vez que é responsável por grande parte do desenvolvimento açoriano. Neste sentido, 3% do Valor Acrescentado Bruto da indústria provém directamente da Agricultura. A RAA é responsável por 30% do leite e 60% do queijo, produzidos em Portugal. Assim o sector primário não só concentra a maioria das exportações dos Açores, como também influência fortemente muitos outros sectores, proporcionando feitos multiplicativos importantes.
O desenvolvimento do sector agrícola, na Região, passa pelo crescimento e promoção de uma produção de qualidade, nomeadamente no que diz respeito à produção de carne e lacticínios, entre outras. Medidas como o apoio ao investimento privado, o rendimento e as organizações de produtores, de forma a elevar a qualidade e diversificação das actividades; melhoria e aumento da capacidade de controlo e fiscalização, ao nível da sanidade animal e vegetal e do desenvolvimento das diversas actividades agrícolas, estão no centro do desenvolvimento estratégico deste sector.
A Agricultura constitui uma das maiores fontes de emprego da Região, pois cerca de 10% da população empregada dos Açores é mão-de-obra agrícola. A verdade é que em 9 ilhas que constituem o Arquipélago, são poucas as pessoas que não têm contacto directo ou indirecto com esta actividade.
As elevadas potencialidades que as ilhas oferecem estimularam também a prática da Agricultura Biológica. Esta consiste num sistema agrícola que procura fornecer ao consumidor alimentos de boa qualidade e autênticos, respeitando simultaneamente os ciclos de vida naturais. No entanto, a insularidade agravada pela dispersão das ilhas, e a baixa dinâmica dos fluxos turísticos, dificultam o escoamento dos produtos.
Assim sendo, o futuro da Agricultura nos Açores, tem sido por vezes posto em causa. Como argumento tem sido utilizado o facto da actividade agropecuária necessitar de um novo rumo estratégico, de forma a fazer face ao mercado cada vez mais competitivo assim como as alterações das políticas para o sector agrícola, expostas pela PAC (Política Agrícola Comum). Neste sentido são apresentadas medidas como: uma melhor organização cooperativa de forma a rentabilizar os recursos; um melhor aproveitamento das pastagens em prol de uma maior qualidade do leite e menor despesa em rações; uma menor dependência dos adubos e maior correcção natural dos solos, de modo a melhorar a qualidade do produto; o aprofundamento da colaboração entre o Governo dos Açores e as organizações representativas dos produtores, evidenciando-se o facto de o executivo açoriano prosseguir com as ajudas de apoio em tempo mais oportuno; formação profissional na produção agrícola como forma de desenvolvimento e modernização da Agricultura, entre outras.
Por outro lado, o sector agrícola continua a captar novos activos, isto é, grande parte da população jovem, ainda hoje, aposta na Agricultura. Os dados estatísticos indicam que a percentagem de jovens a trabalhar no sector agrícola dos Açores, é três vezes superior à média do continente.

Xénia Silva

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: