Atualmente,
o conceito dos mercados municipais tem vindo a sofrer algumas transformações.
Com toda a evolução tanto a nível de grandes superfícies como a nível de
turistas, surgiu a necessidade das cidades começarem a pensar mais alto, ou
seja, disporem de um sítio que não deixe de ter os melhores produtos de cada
região mas passe a apresentar algo mais. Desse modo, Portugal apresenta-nos dois
mercados que passaram de tradicionais para um novo conceito, conceito esse que concilia
tanto uma grande variedade de oferta gastronómica como também cultural. Assim,
os grandes destaques a nível de mercados municipais são: o Mercado do Bom
Sucesso, no Porto; e o Mercado da Ribeira, em Lisboa.
O
Mercado do Bom Sucesso nasceu na sequência da construção do Mercado Municipal
de Matosinhos, em 1949, onde posto isto a Câmara Municipal do Porto achou por
bem a construção de um novo Mercado Municipal para a cidade. Assim sendo, em 1952,
inaugurou-se o Mercado Bom Sucesso. Situado no centro da cidade, mais
propriamente na Boavista, foi construído sob uma antiga parte da Quinta do Bom
Sucesso, de onde resulta o nome do mesmo. A sua construção surge como forma de dar
resposta ao crescente desenvolvimento da cidade.
Trata-se
de um dos mais antigos mercados tradicionais da cidade que ainda se encontra em
atividade. Uma das suas principais caraterística é possuir uma arquitetura única.
Uma vez que na sua construção encontra-se uma imensidade de vidros, estes permitem
que este espaço seja completamente arejado, entrando de certo modo a luz
natural. O edifício encontrava-se divido em três pisos, sendo que a ideia era
criar uma espécie de separação zonal, ou seja, num nível inferior
deparávamo-nos com a peixaria, de forma a permitir um melhor arejamento.
Posteriormente, no piso acima encontrávamos as bancadas e, no primeiro piso, uma
galeria que rodeava todo o mercado, dando esta acesso a outras lojas, como
padarias, talhos, etc.
Contudo,
com o forte crescimento comercial a nível de grandes superfícies, os residentes
começaram a perder a prática de apenas comprar nos mercados tradicionais. Assim,
em 2013, após uma requalificação do espaço, nasce uma nova versão do Mercado Bom
Sucesso, um Urban Concept. Atualmente, esta nova versão trata-se de um
novo conceito comercial, onde encontramos
44 bancas no centro do mesmo que acolhem um pouco de tudo, 14 lojas nos
corredores e 11 espaços dedicados à venda de produtos frescos. Podemos ainda encontrar
um hotel, o Hotel da Música, e uma área de escritórios ocupados pela fundação
António Mota, fundador da Mota-Engil (atual gerente do mercado).
O
outro mercado que aposta num conceito diferente é então o Mercado da Ribeira,
também conhecido no século XIX por Mercado 24 de Julho. A sua inauguração
ocorreu em 1882, sofrendo posteriormente algumas mudanças a nível de espaço
físico causadas por eventuais acontecimentos. A sua construção inicial foi algo
muito comentado, uma vez que estavam presentes elementos que outrora se tinham
visto na época. Tratava-se de um edifício em ferro, no qual os vendedores
deparavam-se com um amplo corredor central onde estava inserida água em abundância,
sendo que com esta medida o Mercado da Ribeira foi o primeiro mercado a ter em
conta os cuidados de higiene. Mais tarde foi introduzida a cúpula e o relógio,
peças que para a época foram consideradas de luxo.
Nos
primeiros anos, este funcionava como um mercado grossitas, onde se avistavam
vendedores de peixe, legumes, flores, entre outros, mas mais tarde houve a
necessidade de se alterar essa vertente, passando o Mercado da Ribeira a funcionar
apenas como retalhista. Posteriormente, tal como aconteceu no Mercado Bom
Sucesso, o Mercado da Ribeira também evolui no seu conceito. Assim, em 2014, o mercado
passou a pertencer à revista “Time Out Lisboa” e o seu nome renasce para “Time Out Market”. O “Time Out Market” é um espaço em que se,
de um lado, turistas/residentes podem encontrar uma variedade de vendedores dos
mais belos produtos portugueses, do outro, o espaço apresenta uma área com
cerca de 24 restaurantes, alguns espaços comerciais, 8 bares, uma sala de
eventos, uma escola de cozinha e uma diversificada oferta cultural (concertos,
exposições, teatro).
No que toca a prémios
em relação a estes mercados portugueses, o Mercado Bom Sucesso foi um dos
quatro vencedores europeus dos Global
Awards for Excellence do Urban Land Institut, de Nova Iorque, em
2014. Já o antigo Mercado da Ribeira,
atual “Time Out Market”, sagrou-se em
Março do presente ano vencedor de um dos prémios mais cobiçados da Europa no
que toca ao setor da restauração, o Hamburg
Food Service Award, prémio esse que é considerado como o “óscar” europeu do
setor. A conquista deste prémio vem da inovação e qualidade que o “Time Out Market” apresenta, o que não é
de admirar já que neste espaço podemos encontrar 24 restaurantes, sendo que na
constituição de três deles fazem parte chefs
com estrelas Michelin.
Na
minha opinião, foi fundamental os municípios/cidades terem a perceção de que
havia algo a ser feito. Teriam de criar algo que se destacasse para que de
certa forma, a longo prazo, este tipo de antiguidades trouxesse ainda mais turistas
e que estes pudessem levar para as suas terras um pouco do bom de Portugal.
Ana
Rita Figueiredo Costa
(Artigo de opinião
produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção,
lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º
semestre do ano letivo 2017/2018)
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