sábado, março 09, 2019

AS MOTIVAÇÕES DOS BRASILEIROS NA ESCOLHA DE PORTUGAL PARA O TURISMO

O estímulo que levou à escolha deste estudo é decorrente da forte motivação da demanda de brasileiros que escolhem Portugal como destino de férias e os pontos determinantes que concretizam este objetivo, os quais, para muitos, após a experiência de ser turista no país tendem a imigrar e construir suas vidas em Portugal, deixando de ser turista para se tornarem imigrantes legalizados com suas respectivas atividades profissionais, acadêmicas e pessoais.
De acordo com os dados realizados pela British Council, apenas 5% da população brasileira fala Inglês. Destes, apenas 1% domina a língua de forma fluente. Eis aqui uma das motivações dos brasileiros para escolherem Portugal como destino de férias pois, apesar de significados diferentes para algumas palavras, o entendimento é o mesmo.
Outra motivação para o público brasileiro no momento de escolher Portugal é o custo benefício, pois os gastos para esse turista serão menores, considerando os outros países da União Europeia, o que se torna muito mais atrativo e cabível em seu orçamento. As passagens áreas e acomodações são pesquisas primárias para os viajantes brasileiros, visto que serão os maiores custos que terão que pagar, sendo estes mais atrativos e econômicos do que para outros países.
As cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Braga são as mais conhecidas pelos brasileiros pela suas belezas, atrações e histórias de cada uma. Sendo assim, o local onde vai se hospedar para curtir o país varia muito do estilo de vida de cada turista e  de seus respectivos anseios pelas cidades, uma vez que Portugal oferece desde deslumbrantes praias até formidáveis montanhas e castelos espalhados pelo país, podendo assim vivenciar as ricas histórias que o país oferece.
A curiosidade pela culinária local também é um ponto determinante para o turista brasileiro. Comidas, bebidas, sobremesas e petiscos, como bolinho de bacalhau, francesinha, caldo verde, vinho do porto, pão de ló ou pastel de Belém são curiosidades que o turista trás em sua bagagem, não apenas para saborear mas aonde saborear. Assim, como em qualquer outro país, Portugal é subdividido por suas principais cidades e cada uma delas com o seu sotaque, atratividades e culinárias enraizadas, completando a cultura local.
O meio de locomoção também é uma variável a ser estudada. A indecisão de qual será a melhor opção para realizar os trajetos escolhidos são vistas entre as opções de autocarros, comboios, trens especiais, transporte aéreo ou veículos alugados, o que faz com que o custo e comodidade sejam os pontos importantes para tal decisão.
Tours e passeios pelas cidades têm sido planejados ainda no país de origem, sendo muito comum o turista brasileiro sair de casa já ciente de onde, quando, como e quanto tempo vai ficar em cada cidade. As escolhas para determinados passeios envolvem custos, logo deve ir para o orçamento da viagem. Isso ocorre de uma forma secundária, já que pode ser alterado no decorrer do passeio, caso ele seja motivado por rotas que possam vir ao seu conhecimento na vivência do itinerário.
Por se tratar de um artigo de opinião e ser brasileiro residente em Portugal, acredito que o estudo deste artigo é de facto uma realidade, já que o país nos oferece uma qualidade de ensino muito diferenciada quando comparada com o sistema educacional brasileiro.
Os orçamentos e escolhas por onde o turista brasileiro vai passar irá depender muito mais das condições financeiras do mesmo do que dos desejos que este tem em conhecer os lugares. Levando também em consideração que o brasileiro, apesar de ter que analisar suas condições para ingressar no país em questão, é um turista elitizado no Brasil, pois trata-se de uma realização pessoal e não de necessidade.

TIAGO RAMOS DOS SANTOS

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

3 comentários:

Unknown disse...

Comentário amplo, onde se pode ampliar a visão para quem esta pensando em mudar de país.

Unknown disse...

Muito bem elaborado,com propriedade de uma pessoa esclarecida e que alem de es esboçar um ponto de vista bem abalizado de enfoque brasileiro,nos coloca a par de informações preciosas e muito interessantes para estimular a estadia em um país sem duvida muito interessante e enriquecedor tanto academicamente como culturalmente....parabens ao escritor.

Unknown disse...

Excelentes considerações, parabéns!