quarta-feira, março 13, 2019

Noite Branca em Braga

Noite Branca refere-se a um evento cultural e artístico que ocorre anualmente em Paris e que é reproduzido em muitas outras cidades, como Roma, Montreal, Toronto, Bruxelas, Madrid, Leeds e, em Portugal, na cidade da Guarda, em Braga e em Guimarães. Normalmente, oferece abertura, gratuita, ao público de museus, instituições culturais e outros espaços públicos e privados, usados para promover as suas infraestruturas e conteúdos artísticos.
Neste caso, irei focar a minha atenção na realização deste evento na cidade de Braga. A noite branca em Braga é um dos principais eventos anuais fixos nos últimos anos, conseguindo chamar a atenção de imensos turistas que visitam a cidade durante o mês de setembro.
Durante três dias, a cidade anda vestida de branco, deste modo pretende-se juntar massas de pessoas, conjugadas numa só cor, pelos diversos espaços do centro da cidade. Em 2018, mais de 500 mil pessoas usufruíram de 72 horas repletas de música, arte e cultura em diversos pontos da cidade de Braga.  Ao longo destes três dias, o festival conta com mais de 90 atividades com entrada livre, nas quais se incluem concertos, performances, animação de rua, instalações artísticas e iniciativas pedagógicas, entre outros.
De modo a promover o turismo, os vários museus, centros culturais e edifícios históricos preparam visitas guiadas às suas exposições e espaços comuns, com entrada livre e alguns eventos pontuais a acentuarem o caráter distinto da Noite Branca. Locais como o Mosteiro de Tibães, o Museu D. Diogo de Sousa e a Casa dos Crivos, entre outros espaços, acolhem, durante o fim-de-semana, diferentes performances artísticas e de teatro. Entretanto, no âmbito das iniciativas “Braga Media Arts” e “Laboratórios de Verão”, é possível vislumbrar pela cidade diversas instalações artísticas, produzidas tanto por autores internacionais como por artistas locais. Os museus e outros recintos contam com horário alargado noite dentro.
 “Noite Branca de Braga é uma experiência única partilhada por muitos, mas é para cada um uma experiência pessoal que queremos o mais confortável possível. Por isso existem parques especiais com transporte para o centro da festa a cada 5 minutos; contamos com um reforço da oferta da CP com mais lugares e um comboio especial a um preço igualmente especial; e há uma praça da alimentação para que todos reponham a energia para estes dias e estas noites de festa. Por também ser uma festa para toda a família, a Noite Branca de Braga tem uma intensa programação infantil e um espaço dedicado ao bem-estar das crianças, para que todos tenham a Noite Branca inesquecível que merecem.” (por Redação, O Minho)
A noite branca é um ponto forte de atração turística para a cidade de Braga na medida em que atrai inúmeros visitantes de diversas faixas etárias vindos de várias zonas do país e do mundo todos os anos, pela diversificação das suas atividades, originalidade e capacidade de modificar e renovar-se todos os anos, mantendo a data e alterando o programa.
De 1 a 3 de setembro, todos os caminhos vão dar a Braga, onde a noite se faz dia e se vivem duas noites e dois dias ininterruptos de festa, cultura e felicidade.

Ana Mafalda Rodrigues Barbosa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: