domingo, março 10, 2019

Impacto do Carnaval no Turismo do Rio de Janeiro

Uma data propícia ao turismo são os cinco dias que antecedem a quaresma. Muitos dizem que é uma festa que remete para o culto a divindades pagãs, mas o que realmente é importante é o fator multiplicador dessa data para o turismo da cidade do Rio de Janeiro. O que ao redor do globo é considerado o maior carnaval do mundo, demonstra em números a surpreendente movimentação da economia.
Dados da RioTur, agência governamental que promove o turismo na cidade, demonstram que o número de turistas nas festividades deste ano foi em torno de 1,5 milhões, um aumento de aproximadamente 27% frente ao ano de 2018, com uma arrecadação aproximada de 3,5 bilhões de reais (em torno de 875 milhões de euros). Um excelente sinal para uma cidade que enfrenta uma séria crise financeira.
Ainda de acordo com a RioTur, 78% desses turistas são provenientes de outros estados do Brasil, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, devido à proximidade e ao fácil acesso por autoestradas e aeroportos que ligam os outros estados à cidade do Rio de Janeiro, o que faz do turismo doméstico uma grande engrenagem e uma forte fonte de recursos para o incremento da economia da cidade. Os restantes 22% dos turistas são provenientes do estrangeiro, na maior parte de países da América do Sul, como Argentina e Chile, e dos Estados Unidos.
No que se trata da ocupação hoteleira, um novo recorde foi atingido no carnaval de 2019. A taxa de ocupação dos hotéis na capital chegou aos 88%, segundo a ABIH – Associação Brasileira de Industria de Hotéis do Rio, o que é outro bom sinal para a economia e o turismo da cidade. Segundo a mesma associação, em algumas freguesias da cidade a capacidade dos hotéis foi usada em sua totalidade. Isso gerou empregos temporários que alcançaram um número aproximado de 72 mil, entre diretos e indiretos, para atender a esse aumento da demanda não apenas nos hotéis mas também no setor de pastelarias, bares, cafés, postos de combustíveis, entre outros.
O que deve ter-se em mente é a magia, o encanto e a grande festa que é o carnaval carioca. Uma população sofrida e demasiada carente de recursos proporciona ao mundo uma euforia e mistura de sentimentos que encanta a todos. Famílias, amigos e desconhecidos celebrando a alegria. Apesar de ser uma festa duramente criticada por grupos extremistas, o facto é que o carnaval tem seu lugar de destaque para o turismo, o fortalecimento da economia e para o desenvolvimento da cidade.

Rafael Alves Pinheiro Monteiro

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: