quinta-feira, março 14, 2019

FOLKMONÇÃO

O Festival Internacional de Danças Folclóricas “FOLKMONÇÃO” é um festival de dança folclórica que se realiza desde 1986, no distrito de Viana do Castelo. Este festival foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de artes tradicionais), em Novembro de 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pelo I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004. É conhecido pela qualidade dos grupos convidados, pela organização e por ter um acolhimento caloroso, com um ambiente de amizade e união entre grupos e a população.
Em Monção, os espetáculos têm lugar na Praça Deu-La-Deu, com 1.500 lugares sentados e um grande espaço ao redor para plateia em pé. Após os espetáculos, os grupos têm a possibilidade de publicitar e vender produtos de artesanato do seu país de origem e discos com a música do respetivo grupo.
Considero que este evento, para além de zelar pela preservação e divulgação da tradição da dança, das diferentes culturas do mundo, também promove a paz e a igualdade. Proporciona um ambiente pacífico, onde qualquer um pode usufruir de um momento de espetáculo musical e de dança, sem preconceitos.
Para além da vertente artística, cultural e humanitária serem valorizadas, o fluxo turístico das vilas aumenta, o que permite a promoção do comércio local, incluindo hotelaria e restauração, e claro a própria cultura e tradições locais.

Adriana Maria da Cunha Pereira

BIBLIOGRAFIA
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita. (n.d.). FOLKMONÇÃO. Consultado a 1 de Março, 2019, através http://folkmoncao.com/o-festival/
CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. (2014). FOLKMONÇÃO. Consultado a 1 de Março, 2019, através http://cioff-portugal.pt/site/?page_id=10
CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. (2014). FOLKMONÇÃO. Consultado a 1 de Março, 2019, através http://cioff-portugal.pt/site/?page_id=238

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: