quarta-feira, março 13, 2019

Turismo Industrial em São João da Madeira

São poucos os concelhos que arriscaram desenvolver circuitos específicos para o respetivo património industrial. Segundo Otgaar et al. (2008), Turismo industrial “é um tipo de turismo que envolve visitas a empresas operacionais ou não, cujo negócio central não é a atividade turística, e que oferece aos visitantes uma experiência relacionada com o produto, o processo de produção, as aplicações e os antecedentes históricos”.
O município de São João da Madeira, localizado no distrito de Aveiro, foi o primeiro, em Portugal, a implementar circuitos de turismo industrial. O projeto iniciou-se em 2012 e apresenta como personagens principais as empresas que aceitaram abrir portas a visitantes. O turista pode escolher entre 11 circuitos pré-definidos (Calçado, Calçado e CFPIC, Calçado total, Chapelaria-do pêlo ao chapéu, Chapelaria-do pêlo ao feltro, Chapéu e Lápis, Chapéu, Lápis e Passamanarias, Circuito do Ferro, Feltro e Calçado Homem, Feltro e Calçado Senhora, Lápis e Passamanarias) ou criar o seu próprio circuito escolhendo os “temas” ou as empresas que pretende visitar. Mais recentemente (2017), este programa registou a entrada de três novos parceiros, dois do setor da colchoaria e um das etiquetas e artes gráficas.
O “must-have” é a visita ao único Museu da Chapelaria na Península Ibérica. O regresso aos tempos em que estava na moda usar chapéu passa pela Fepsa, empresa que fornece chapéus para vários filmes de Hollywood. Outra paragem obrigatória é na Viarco, uma fábrica histórica de lápis que funciona desde 1907 e preserva o processo artesanal de fabrico de lápis. Neste roteiro turístico, são feitas também visitas a espaços de formação e investigação (Academia de Design do Calçado e Centro Tecnológico do Calçado).
Para além dos benefícios óbvios, como a criação de postos de trabalho e a maior procura para negócios familiares de hotelaria e restauração, é também clara a utilização sustentável de património industrial abandonado, ao ser permitido aos turistas conhecer as ferramentas artesanais e as máquinas de outros tempos no Centro Profissional da Indústria de Calçado. As fortes tradições nas indústrias têxtil, calçado e lápis foram, a meu ver, muito bem aproveitadas, uma vez que as empresas e os seus trabalhadores tentam passar para os visitantes/turistas valores culturais relacionados com a indústria, ao mesmo tempo que partilham o know-how específico do sector produtivo. O principal motivo para muitos turistas visitarem estes tipos de espaços industriais pode ser a vontade de, ao visitar um espaço industrial, ter uma experiência de aprendizagem que lhe poderá ser benéfica no futuro a nível profissional.
Até Janeiro de 2018, registaram-se 128 163 visitantes, sendo que se verifica um aumento gradual e significativo de ano para ano. Isto são números impressionantes para um município tão pequeno como São João da Madeira, e espero que no futuro outros municípios olhem para São João da Madeira como um exemplo a seguir e consigam potencializar os seus recursos endógenos.

Manuel Pedro Fernandes Moreira

Bibliografia:
http://turismoindustrial.cm-sjm.pt/turismo-industrial

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: