quarta-feira, março 13, 2019

O Turismo na Cidade do Porto

O Turismo é um fenómeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, por motivos de recreação, cultura ou saúde, laser, saem do seu local de residência para outro, no qual não exercem nenhuma atividade de caráter lucrativo. O Turismo gera benefícios económicos e sociais que ajudam a impulsionar a economia de um destino, sendo uma fonte de rendimento importante para muitos países, como é o caso de Portugal.
É indispensável falar do Porto quando o tema é Portugal, não fosse esta uma das maiores cidades e com mais notoriedade que o nosso país tem. Têm sido vários os prémios e menções atribuídos à cidade do Porto ao longo dos últimos anos, nomeadamente no Turismo, setor que continua a crescer a ritmos acelerados
A cidade do Porto oferece vários atracões que levam os turistas a ambicionar visitar, nomeadamente o seu centro histórico, que foi em 1996 classificado pela UNESCO como Património Mundial, bem como toda a parte cultural que está presente nos diversos museus e monumentos. É revelante salientar todos os outros locais de interesse turístico, tais como: a Casa das Artes, a Casa da Música, Caves do Vinho do Porto, Jardim Botânico, o Coliseu do Porto, Jardim de Serralves, Jardim do Palácio de Cristal, Palácio da Bolsa, Ribeira, Baixa, Foz do Douro.
Também as infraestruturas têm um papel muito importante no aumento de visitantes para uma cidade, uma vez que aumenta a qualidade de vida dos turistas e dos residentes. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um bom exemplo de uma infraestrutura bem desenvolvida, tanto na variedade de oferta das rotas áreas como nos preços de baixo custo praticados, que agradam à população em geral.
O melhoramento do alojamento local e da restauração, bem como todos os eventos e conferências internacionais, são alguns dos motivos que levam as pessoas a escolherem a Invicta como principal destino.
É necessário ter consciência que o número de turistas a nível urbano tende a aumentar e isso pode causar vários impactos. Evidentemente, as consequências pioram quando os recursos turísticos são explorados de forma insustentável, acabando por repercutir-se numa imagem negativa da cidade e das condições nela presente.
Hoje em dia, já existe uma preocupação notável por parte das autoridades turísticas, nomeadamente. No Porto, já se percebeu que é necessário implementar estratégias sustentáveis de forma a preservar o património. É também preciso ter noção que o mundo está cada vez mais dependente da Internet e com isso surgem inúmeras oportunidades e desafios. Atualmente, as pessoas com um simples clique conseguem aceder de forma imediata a uma vasta gama de produtos e serviços que satisfazem o que procuram.
Deste modo, o meio digital tornou-se o centro de muitos negócios de diferentes setores e por isso o Turismo não foi exceção. Explorar novos destinos, reservar, planear atividades para as férias e até fazer comentários após as férias sobre as experiências vividas acontece, quase sempre, através da Internet. Pode-se assim dizer que a Internet tem um papel importante em termos de difusão da informação, que leva à curiosidade por parte de novos turistas, que podem planear as suas viagens de forma mais acessível e rápida.
Visitar o Porto está na moda e não é por acaso. Nos últimos anos, a cidade tem-se afirmado como destino turístico por excelência. A meu ver, as atrações são muitas e variadas, conseguindo satisfazer viajantes e turistas de diferentes gostos e carteiras. A combinação perfeita entre o antigo e o contemporâneo, o cosmopolita e o intimista fazem desta cidade uma verdadeira inspiração. Passear pelas ruas da cidade, conhecer as tradições, admirar a beleza dos edifícios e saborear os melhores pratos do Norte é tudo o que eu recomendo enquanto turista e apreciadora da cidade maravilhosa que é o Porto.

Eduarda Fernanda Fernandes Oliveira

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: