quarta-feira, março 13, 2019

Santuário do Sameiro, um monumento repleto de história proporcionador de uma encantadora paisagem

O Santuário da Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro, mais conhecido como Santuário do Sameiro, implantado a 570 metros de altitude, na Freguesia de Espinho, em Braga, sobre os vales dos rios Ave e Cávado, é um dos mais emblemáticos monumentos da cidade de Braga, proporcionando uma privilegiada paisagem sobre a cidade minhota.
O Executivo Municipal de Braga tem feito uma forte aposta na área do Turismo, o que afirma Braga como destino turístico de excelência. O número de turistas chegados à cidade tem vindo aumentar de ano para ano. França e Espanha são os principais mercados estrangeiros emissores de turistas, estes, em conjunto com o mercado nacional, representam cerca de 76% do número total de visitantes. As taxas médias de ocupação têm vindo a aumentar exponencialmente: em 2014, a taxa média de ocupação cifrava-se nos 34%, e no ano de 2018 o INE tinha uma estimativa de ocupação de 55%.
E o que mais atrai estes turistas á cidade? Com certeza que não são as praias, mas sim toda a cultura da cidade, desde a gastronomia minhota à história de cada monumento da cidade. E são tantos, desde a Sé Catedral de Braga, até aos dois principais santuários da cidade, que são, indiscutivelmente, o Santuário do Bom Jesus e, mais em cima um pouco, o Santuário do Sameiro.
O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é o segundo santuário mariano de Portugal, polo de atração para milhares de peregrinos, turistas e visitantes ao longo de todo ano. Está enquadrada por uma magnífica mata, rodeado por parques arborizados, jardins, cruzeiro, fontes, capela e edifício de apoio. O Santuário é composto por um escadório, que culmina com a Igreja-Basílica e monumentos evocativos.
A história do monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem, quando, em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva teve a iniciativa de “lançar” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal para colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção. Contudo, à medida que a afluência de peregrinos ia aumentando, tornou-se necessária a construção de algo mais expressivo do que o pedestal existente. Assim, em 1870, ergueu-se uma capela no local, com 30 metros de comprimento e 18 de largura. Porém, rapidamente essa capela se revelou desajustada para a grande quantidade de pessoas que a visitavam e, por essa razão, em 1890, iniciou-se a construção da atual Basílica. As obras demoraram vários anos e só terminaram em 1953. Não obstante, nos anos 70, houve a necessidade de aumentar o espaço, construindo-se uma Cripta no subsolo. Em frente à Cripta, estende-se um imponente escadório, com 265 degraus, que termina na estrada que nos conduz ao Bom Jesus e fornece uma das melhores vistas sobre a cidade.
Local de grandes peregrinações, só no ano de 1954 o Santuário do Sameiro recebeu 1 milhão de visitantes. Além disso, agraciado por vários Papas, em 1982, acolheu a visita de João Paulo II, que foi um dos maiores acontecimentos da cidade. Não havendo certezas quanto ao número de fiéis que se encontravam no Santuário do Sameiro, estima-se que, nessa ocasião, tivesse variado entre os 400 a 500 mil.
Atualmente, e em conversa pessoal com o Sr. Padre responsável pela eucaristia do Santuário, foi-me facultada a informação de que não existem métodos ou técnicas para obter dados do número anual de visitantes. Assim sendo, e sem dados do número de visitantes anual ao Santuário, estive em conversa com o responsável pelo Hotel e Restaurante “O Raúl”, hotel este que fica situado ao lado do Santuário. De forma a tentar perceber se o número de hóspedes tem vindo a aumentar anualmente e tentando perceber qual a taxa de ocupação anual do hotel, foi-me dito que atualmente não recebem hóspedes, pois os visitantes do Santuário têm preferência pelos vários hotéis localizados no Bom Jesus, e deslocam-se ao Sameiro apenas para visita ao Santuário. Do meu ponto de vista esta preferência provém de uma melhor localização destes hotéis, pois estão mais perto do centro da cidade e apresentam melhores condições para receber os seus hóspedes.
Anualmente, o maior acontecimento que ocorre no Santuário do Sameiro é a chamada  Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário do Sameiro. Além de trazer até ao Santuário um enorme número de cidadãos da cidade de Braga, atrai imensos visitantes e turistas de sua maioria de nacionalidade Espanhola. Esta peregrinação inicia-se na Sé Catedral de Braga e termina com uma missa no recinto do Santuário. Vai acolhendo ao longo do seu trajeto milhares de fiéis e à sua chegada ao Santuário estão outros milhares à espera da chegada da Nossa Senhora do Sameiro.
Em jeito de conclusão, poder-se-á afirmar que o Sameiro tem um local muito próprio no território nacional. Mistura o seu lado marcadamente religioso com um enquadramento citadino, proporcionado pelo crescimento e aproximação da cidade. Não perca a oportunidade de o conhecer ou de o revisitar.

Marco Emanuel Mendes Azevedo

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: