terça-feira, março 12, 2019

O maior Presépio ao Vivo da Europa

Durante a época natalícia, são muitos os presépios que encontramos por todo o país. No entanto, o Presépio de Priscos é especial – este é o maior presépio ao vivo da Europa.
Este evento foi iniciado em 2006 pela comunidade paroquial de S. Tiago de Priscos, em Braga. Atualmente, são cerca de 800 os participantes que dão vida ao presépio. Este possui mais de 90 cenários distribuídos por um espaço de aproximadamente 30.000 m2, com referências a várias culturas (egípcia, judaica, romana, entre outras). No presépio, são representados muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus: “os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro; o sapateiro a concertar sandálias rompidas; a tecedeira no tear a jogar fios de lã; o oleiro a moldar o barro; entre tantos outros cenários da época” (Presépio ao Vivo de Priscos, 2019).
O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “O Cortejo da Luz”; “O Julgamento”; e “O Funeral”. No entanto, a principal atração é a Gruta onde estão as figuras bíblicas de Maria, José, o menino Jesus, a vaca e o burro. A possibilidade de contactar com animais reais é também uma das maiores atrações do evento.
Quem visitar o presépio pode usufruir também de uma vasta oferta gastronómica e saborear o “pão de César”, o “hidromel”, a “posca”, o famoso pudim “Abade de Priscos”, entre outras iguarias disponíveis nas várias casas das “aldeias dos judeus e dos romanos” (Presépio ao Vivo de Priscos, 2019). A entrada para o presépio é gratuita, mas, para evitar as filas de espera e contribuir para instituições de solidariedade escolhidas pela organização do evento, existe um Bilhete Solidário, com o preço de 5 euros, que dá acesso imediato ao recinto.
O presépio possui uma vertente social muito importante, pois é construído pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga e pelos habitantes de Priscos, que, ao longo das semanas que antecedem a inauguração, ajudam a dar vida às estruturas presentes no cenário.
O Presépio ao Vivo de Priscos atrai pessoas vindas de vários pontos do País e até da vizinha Galiza. Todos os anos, milhares de pessoas se deslocam a Priscos para percorrer um recinto “que nos transporta ao tempo de Jesus e que retrata na perfeição os usos e costumes da época” (Maia, 2013). Ao longo das 13 edições do presépio, foi possível observar uma constante evolução do evento no que diz respeito à melhoria das estruturas presentes no cenário e dos ofícios e espetáculos representados, de forma a diversificar a oferta do evento para fazer regressar quem já visitou o presépio.
O município de Braga apoia também a paróquia de Priscos com a oferta de espaços publicitários em vários pontos da cidade e numa dezena de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga. Com esta recriação ao vivo, o concelho de Braga tem também vantagens a vários níveis, uma vez que este é um dos grandes eventos do concelho.
A organização do evento e a comunidade paroquial de Priscos pretendem melhorar todos os anos as ações de promoção e divulgação do maior presépio ao vivo da Europa, de forma a atrair mais visitantes, não só nacionais como internacionais (Maia, 2013).

Célia Cristina Matos Pereira

Bibliografia

Maia, Paula. (2013). Milhares de visitantes no Presépio Vivo de Priscos. Correio do Minho .
Presépio ao Vivo de Priscos. (2019). Obtido em 7 de Março de 2019, de http://presepiopriscos.com

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: