quarta-feira, março 13, 2019

O Enoturismo na Região do Vinho Alvarinho

      As vilas de Monção e Melgaço são nacional e internacionalmente conhecidas pela sua vasta produção vinícola. Daí provém o tão famoso vinho “Alvarinho”. O vinho em questão caracteriza-se pela sua casta branca de elevada qualidade, típica daquela que é a região mais a norte de Portugal. Com o intuito de fomentar o Enoturismo na localidade, em 2008, a Câmara Municipal de Melgaço desenvolveu a “Rota do Alvarinho”, que desde então tem sido uma das principais vias de promoção desta qualidade de vinho.
    
    Ao longo da última década, diversas propostas de promoção idênticas têm sido implementadas em zonas vinhateiras, um pouco por todo o país, facto que contribuiu fortemente para a excelente reputação do vinho português a nível mundial. Isto porque, para além da elevada qualidade que é reconhecida ao produto, hoje, através do enoturismo, é possível dar a conhecer aos apreciadores de vinho o processo que se esconde por detrás de cada garrafa.

      Atualmente, o acesso a este tipo de turismo é possível através de uma aplicação disponível para smartphones que promete não só desvendar um pouco da região vitivinícola mais antiga do mundo como, também, imergir numa experiência única e altamente personalizável. Isto porque, a aplicação em questão, para além de permitir efetuar reservas, possibilita ainda o contacto direto com os proprietários das vinhas e um planeamento detalhado da estadia.

      Quando pensamos em Turismo, facilmente associamos o termo a visitas a grandes cidades, praias, monumentos, paisagens, etc. No entanto, cada vez mais as pessoas se interessam pelo desconhecido, por vilas inexploradas pelos turistas, e acima de tudo procuram novas experiências típicas do país onde estão. E é aí que surge uma oportunidade de negócio para várias regiões do país, unindo os vastos terrenos de vinhas e todo o seu envolvimento, quer a nível produtivo, quer a nível paisagístico e a nível Histórico, que acaba por conseguir aliar muitos daqueles que são os fatores que mais caraterizam o povo português, perfazendo uma experiência extremamente mais elucidativa do que muitas grandes cidades mais exploradas pelo turismo.

      Na minha opinião, a região ocupada por Monção e Melgaço, na última década, tem ganho uma visibilidade muito maior devido ao enoturismo e todas as atividades envolventes. Igualmente é notória a relevância que o enoturismo Português tem alcançado a nível Internacional. Cada vez mais são os turistas que optam pelas regiões vitivinícola para passar férias, assim como, cada vez mais, há investimento estrangeiro nesta atividade, em Portugal.

Paulo Almeida

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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