sexta-feira, março 08, 2019

Fevereiro, “Mês do Romance”

Localizada no norte do país, Vila Verde é uma vila portuguesa que faz parte do distrito de Braga. Um dos principais fatores de reconhecimento de Vila Verde é, sem sombra de dúvida, a tradição dos Lenços dos Namorados,  que se apresentam como embaixadores do artesanato local e que possuem um simbolismo muito próprio, fazendo parte da vida dos vilaverdenses e levando o nome do conselho além fronteiras.
Todos os anos, no mês de fevereiro, Vila Verde ganha vida e cor através de um conjunto de atividades destinadas a todas as idades, tais como: desfiles de moda, saraus culturais, workshops, exposições, atividades de contacto com a natureza e apresentações de novos produtos Namorar Portugal. Este ano, o programa de atividades associado à tradição dos lenços dos namorados, decorreu de 25 de janeiro a 3 de março, com um conjunto de mais de 100 iniciativas, inspiradas nas emoções e afeto associado a esta tradição.
A origem do Lenço dos Namorados remonta ao século XVIII, onde estes eram autênticas provas de amor. Os Lenços dos Namorados representam a arte tradicional e a cultura de Vila Verde de outros tempos, onde as cores, os erros ortográficos, as mensagens simples mas de profunda pureza marcam a criatividade e saber das mulheres. As moças da época, meio envergonhadas, exprimiam e declaravam o seu amor através do bordado, o chamado lenço dos namorados.  Estes bordados são feitos tradicionalmente, em panos de linho ou de algodão, onde são bordadas mensagens com o recurso a símbolos ilustrativos, tais como pássaros, flores e corações. Estas mensagens apresentam erros ortográficos, caraterísticos da falta de escolaridade da época, que ainda hoje mantem a tradição.
O ponto alto da programação do “Mês do Romance” é a Gala Namorar Portugal, realizada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, sendo este o dia mais romântico do ano em Vila Verde. A Gala Namorar Portugal oferece experiências para todos os gostos, desde um jantar romântico, acalorado com música ao vivo, até um desfile de moda, proporcionando um conjunto de emoções que não deixa ninguém indiferente. Quem participa nesta gala leva na memória uma experiência inigualável, que a faz querer repetir.
A gala Namorar Portugal é uma mais-valia para o concelho de Vila Verde, quer a nível social e cultural, assim como turístico e económico. Para a organização deste grandioso evento, é necessário contratar o melhor leque musical nacional, por forma a valorizar a cultura portuguesa e fazer de Vila Verde nesta época festiva um local de atração primordial.
Pela sua grandiosidade, esta atividade cultural, atrai inúmeros visitantes vindos de toda a parte do país e até do estrangeiro. Por ter atividades diversificadas, atraí pessoas dos 8 aos 80, o que proporciona aos visitantes um local ideal para confraternizar.

Bárbara Daniela Sousa Costa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: