terça-feira, março 12, 2019

Festival Gastronómico da Vitela Assada de Fafe

           Neste artigo irei abordar o impacto do Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe na economia e no turismo nesta mesma cidade.
          Em 2014, a tradicional vitela assada à moda de Fafe, em forno de lenha, deu o mote à primeira edição do Festival Gastronómico que promove o prato tão típico do concelho. Logo nesta primeira edição foram servidas 8000 refeições e 2,5 toneladas de vitela. Para além disso, ainda foi vendida mais de uma tonelada de doces típicos. Foi verdadeiramente um ano de sucesso.
         No ano seguinte, realizou-se a segunda edição, proporcionando melhores condições e tendo como objetivo superar os números anteriormente referidos. Além da refeição principal, os visitantes podiam adquirir outros produtos regionais em outros espaços de venda, nomeadamente pão, vinho, fumeiro, compotas e artesanato típico da região. Seguiu-se então a terceira edição, onde três toneladas de vitela foram servidas às mais de 11 mil pessoas que visitaram o festival. De acordo com um inquérito promovido pela organização, mais de metade dos visitantes eram residentes fora do concelho e 97% afirma que voltaria.
         Em 2017, realizou-se a quarta edição também bem-sucedida, aumentando o número de refeições servidas para as 12 mil.  A última edição, a quinta, foi no ano passado, onde cerca de 12 mil pessoas passaram por Fafe vindos de fora do concelho (Porto, Guimarães, Braga, Vila Real, Coimbra, Setúbal, Santo Tirso, Matosinhos, Gouveia, Aveiro). Durante o festival, os restaurantes presentes conseguiram escoar todo o produto que haviam adquirido, fazendo assim um balanço muito positivo.
         Posto isto, este festival realiza-se na Praça das Comunidades em Fafe e conta com a participação de seis restaurantes locais que confecionam, em forno de lenha, a melhor vitela. Este festival gastronómico atrai amantes da vitela não só da cidade mas também de outros locais mais distantes, como referi anteriormente. E através desta iniciativa a cidade de Fafe ganha outra visibilidade e outra dinâmica, potencia a sua gastronomia, dado evento, mas sempre na expectativa de promover outros pontos de interesse e atividades futuras.
         Em termos económicos, é uma mais-valia para a cidade, pois envolve várias áreas, desde a restauração ao comércio local são geradas boas receitas. Relativamente à parte turística, a cidade de Fafe tem imensa oferta, como, por exemplo, a justiça, barragem da queimadela, casa do penedo, fábrica do ferro, entre outras, e este festival potencia estes locais, uma vez que as pessoas que se deslocam à cidade aproveitam e vão explorar. Só trás vantagens para ambas as partes.
         E como podemos verificar pelos valores referidos anteriormente, apesar de ser um festival com poucas edições já apresentas balanços muito positivos, o que convida a que não fiquem por aqui e continuem a fazer mais edições.

João Pedro Peixoto Abreu

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: