quarta-feira, março 13, 2019

Por um Turismo mais Inclusivo: Projeto “Roteiros sem Barreiras”

Atualmente, quando refletimos sobre as férias de verão, percebemos que esta época é o expoente máximo do turismo e, ao mesmo tempo, é sinónimo de diversão e repouso para uma grande parte da população. Contudo, existe ainda uma boa parte da população com deficiências ou incapacidades (física, visual, auditiva e intelectual) que sofre de “dores de cabeça” devido à falta de acessibilidade para que possam desfrutar de produtos turísticos de forma a desenvolver um Turismo Inclusivo.
Foi a partir desta problemática e aproveitando todas as potencialidades que o verão traz consigo que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Lisboa), em parceria com os Serviços Educativos do Museu Municipal do mesmo local, implementaram a 10 de julho de 2018 o projeto “Roteiros sem Barreiras”. Este, consiste num programa de visitas destinado a pessoas com deficiências ou incapacidades físicas e visuais e possui seis percursos de participação gratuita.
O projeto pretende proporcionar à população do concelho, fora dele e fora do país, o contacto táctil e visual de monumentos localizados em Alhandra, Alverca e Vila Franca de Xira que marcam a história do concelho. Este, realiza-se entre os meses de junho a setembro, sendo a sua próxima edição em junho deste ano. Contudo, uma questão é levantada: “Porque será que esta iniciativa é tão importante em pleno século XXI?”.  A resposta seria a criação de “um turismo mais inclusivo e acessível para todos”.
A plataforma Accessible Portugal, que apoia o sector do Turismo Inclusivo, afirma que “cerca de 80 milhões de cidadãos da UE são, em maior ou menor grau, afetados por alguma deficiência, e prevê-se que este número venha a aumentar para 120 milhões até 2020”. Ao mesmo tempo, em Portugal existe “cerca de 1 milhão de cidadãos” na mesma situação.
Estes valores numéricos são a base de influência do trabalho realizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, onde sempre que visito este concelho por ter família paterna lá a residir fico sensibilizada por observar um local que estimula e une o seu Património Cultural ao Turismo Inclusivo e se preocupa com toda a sua comunidade e com todos aqueles que os pretendem visitar, neste caso os turistas, dando-lhes as melhores condições de acessibilidade possíveis.
Portanto, na minha opinião, o que torna este projeto especial é a capacidade de unir cidadãos com deficiências ou incapacidades físicas e visuais que não querem ser vistos como uma fração de negócio que só é consentido devido aos direitos humanos, mas sim desejam ser recebidos da mesma forma como são recebidas as pessoas sem qualquer problema, tendo os mesmos direitos e as mesmas oportunidades.
Neste caso, o que se produziu foi um espaço pensado ao pormenor para que a comunidade e os turistas tivessem um acompanhamento e, ao mesmo tempo, pudessem usufruir de um Património Cultural que deve ser vivido e aprendido de forma segura, confortável e simples.
Atualmente, é necessário olharmos atentamente para a Constituição da República Portuguesa, onde a acessibilidade inclusiva é um direito primordial estabelecido de forma a garantir a todos uma situação de igualdade. Assim, precisamos valorizar e dar a conhecer projetos como este, de forma a que outras instituições culturais possam realizar o mesmo género de iniciativas de forma a ajudar as suas comunidades e a desenvolver um Turismo mais Inclusivo.

Inês Pereira
Referências
Concelho promove Roteiros sem Barreiras. (junho de 2018). Obtido de Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Retirado de:  https://www.cm-vfxira.pt/pages/50?news_id=3893. Consultado a 23/02/2019
Roteiros sem Barreiras em VFX. (12 de julho de 2018). Obtido de Jornal O Mirante: Semanário Regional. Retirado de: https://omirante.pt/semanario/2018-07-12/sociedade/2018-07-11-Roteiros-sem-barreiras-em-VFX . Consultado a 23/02/2019
Roteiros Sem Barreiras: Seis Percursos . (2018). Obtido de Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Retirado de: http://www.museumunicipalvfxira.pt/pages/3346?news_id=4041. Consultado a 9/03/2019
Turismo Acessível. (s.d.). Obtido de Accessible Portugal. Retirado de: http://accessibleportugal.com/turismo-acessivel/.  Consultado a 9/03/2019

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: