segunda-feira, março 18, 2019

Impactes do Turismo Rural

O turismo rural ou, também, chamado de agroturismo, é uma vertente do turismo que tem o objetivo de permitir a todos um contacto mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais através da hospedagem em ambiente rural e familiar. Desde os anos 70, com o grande aumento da procura turística, assim como a procura de soluções para o declínio e a desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural.

O turismo, atualmente, é um dos fenómenos mais significativos, atingindo proporções mundiais, a nível político, económico, social e também ambiental. É de salientar que este tipo de turismo, apesar de trazer inúmeros benefícios para as comunidades rurais, também trás impactes com consequências desastrosas para as comunidades rurais. Esses impactes surgem quando as ações não são planejadas e corretamente aplicadas.
Os danos implicados com o turismo rural estão relacionados com os possíveis efeitos ambientais e socioculturais nas localidades envolvidas. O possível desenvolvimento desorganizado pode levar a uma subcarga do meio rural, causando um grande desequilíbrio no meio ambiente devido às alterações na paisagem, na demasiada e indevido uso de recursos naturais, podendo também levar a modificações dos costumes locais, levando assim ao descontentamento por parte de quem procura a simplicidade do campo, dos seus usos e costumes.
De acordo com alguns estudos sobre os problemas gerados pelo turismo rural (veja-se: Calvente; Gonçalves, 2004), podem ocorrer impactes como o aumento do preço da terra agrícola, o abandono das atividades agropecuárias, com o problema de falta de alternativas econômicas além das turísticas, a pouca transformação na dinâmica da econômica local, se os produtos necessários forem trazidos de fora e se os melhores empregos forem ocupados por pessoas externas à comunidade. Também é referido que os habitantes têm dificuldades para crer nas potencialidades turísticas da sua própria região, podendo ocorrer reações de desconfiança ou até rejeição dos visitantes;
Contudo, se devidamente planejado e orientado, o turismo rural proporciona diversos benefícios (Molleta, 1999; Calvente; Gonçalves, 2004), como, por exemplo, diversifica a origem da renda, pois possibilita a complementação da receita rural por intermédio do turismo, bem como a promoção dos produtos tradicionais da propriedade, como artesanato, doces, etc. Ainda, auxilia no desenvolvimento do artesanato e de produtos alimentícios, cria novos empregos, pois, sendo um dos princípios do turismo rural a continuidade das atividades tradicionais da propriedade, a inserção de uma nova atividade consumirá mais mão-de-obra, contribuindo para a manutenção da família rural no campo, bem como o surgimento de novas oportunidades de emprego no campo. Por outro lado, permite a interação social e cultural dos moradores das grandes cidades com os agricultores e vice-versa e possui uma função didática ou educativa.
Contudo, o turismo rural deve harmonizar os interesses do meio ambiente, da comunidade local e do próprio turista, de modo sustentável, garantindo a integridade do binômio homem-natureza, não desprendendo os costumes nem interferindo com o ambiente rural, permitindo assim ao turista um experiencia da vida no meio rural.

João Mouta

Bibliografia:
Silva, Luís, (2005), “Os impactos do turismo em espaço rural”, Bolseiro de pós-doutoramento da FCT. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: