segunda-feira, março 18, 2019

Festival ´Músicas do Mundo` – o festival que une diferentes nacionalidades

Sines é uma cidade do distrito de Setúbal que apenas tem duas freguesias, Sines e Porto Covo. Apesar de ser apresentada como um pequeno território e uma cidade pitoresca, conta com uma atividade cultural que, de alguma forma, é bastante completa, como os diferentes festivais, as festas tradicionais, um centro de Arte e uma agenda cultural cercada de várias opções.
O Festival ´Músicas do Mundo` é um dos festivais que concentra mais população nesta cidade. O festival surgiu em 1999 através da Câmara Municipal de Sines, com o objetivo de valorizar o Castelo de Sines, por o mesmo se encontrar ligado à figura do navegador Vasco da Gama, e de dar a conhecer diferentes estilos musicais de diferentes países, fazendo com que o público gerasse uma ligação entre si e com as novas culturas apresentadas em palco. Durante uma semana, no mês de julho, são dados a conhecer novos artistas de diferentes países e diferentes estilos musicais (jazz, folk, fado, música urbana, entre outros), atraíndo um público vasto e diversificado. Os dirigentes do festival têm a preocupação de apresentar os artistas que atuam anualmente no festival, criando um guia que contém uma pequena biografia e o estilo musical que os músicos utilizam, surgindo assim a rúbrica “Só te conheço quando sei a tua história”. Os músicos não se limitam a cantar, têm também a oportunidade de falar sobre o país de que eles são naturais e sobre a própria cultura, fazendo com que o público conheça uma outra realidade.
Desde cedo, foi acolhido pela comunidade de Sines, sendo uma das razões para que o Festival dure até os dias de hoje. Atrai pessoas de todo o lado, beneficiando assim a economia local como também a imagem de Sines. Tem vindo a conquistar, desde 2010 prémios, e um enorme reconhecimento pela Imprensa. Em 2016, ganhou os prémios de Melhor Programa Cultural e de Melhor Grande Festival, e já no ano de 2017 conquistou os prémios de Melhor Programa Cultural, Melhor Grande Festival e o de Melhor Promoção turística. Este reconhecimento foi feito pelo Iberian Festival Award. Através deste reconhecimento, pode-se observar que o festival conseguiu conquistar o seu lugar e um público bastante diversificado.
Para além de dar a conhecer música de todo o mundo e novos artistas, consegue também mostrar a cidade de Sines, a própria história da localidade e a sua gente. As pessoas que por lá passam não se arrependem e querem repetir a experiência. Os preços dos bilhetes também são acessíveis, variando entre os 10 euros e os 50 euros, dependendo do dia em que se queira ir ou se se comprar um passe para mais dias.
O sítio do festival também é uma ajuda para os que estejam interessados em conhecer o festival. É apresentada a história do festival, o preço dos bilhetes, alojamento, os transportes, o programa do festival, os profissionais por detrás e as notícias sobre o mesmo.
Inicialmente, o festival apenas era realizado nas fronteiras do Castelo de Sines, contudo, agora, foi ampliado para outras zonas de Sines, como também tem um palco em Porto Covo.

Tatiana Fernandes

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: