sexta-feira, março 08, 2019

O turismo religioso em Braga: a Semana Santa

O turismo religioso é um segmento de mercado do turismo. É diferenciado dos outros tipos de turismo devido à sua motivação fundamental, sendo esta a fé das pessoas. Logo, está ligado profundamente às épocas festivas de acontecimentos religiosos (como, por exemplo, romarias ou procissões) das localidades onde se presenciam estas festividades. Mundialmente, o turismo religioso movimenta cerca de trezentos milhões de pessoas anualmente, gerando assim receitas de aproximadamente dezasseis milhões de euros.
Dito isto, o foco deste artigo é a Semana Santa em Braga. Em Braga, nos últimos anos, assistimos a um elevado aumento de atividade e de procura turística, o que fez com que surgisse um número de turistas elevado na cidade. Isto foi devido, principalmente, à quantidade de eventos realizados, que tem sido cada vez maior.
A Semana Santa de Braga é considerada uma das mais famosas e visitadas em Portugal. A data em que se realizou a primeira edição é desconhecida, mas é uma tradição multissecular. Apesar disto, há comprovativos históricos que demonstram a existência da tradição desde o século dezasseis. Existem investigadores desta área que consideram Braga como a sede do turismo religioso, originando assim denominações como a de “Roma Portuguesa” e “Cidade dos Arcebispos”. São denominações que decorrem da influência secular da igreja Católica, que coexistiu com a crescente afluência de fiéis, tendo assim estimulando a construção de diversos e grandiosos lugares de culto. Assim, confirmamos que estamos perante uma cidade que possui inúmeros santuários, igrejas e capelas, o que demonstra o poder eclesiástico e a forte presença do culto religioso.
A Semana Santa é denominada de “semana maior da cidade”. É considerada uma semana de grande fé, dinâmica cultural e atratividade turística. Nesta semana, são retratados os acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com uma programação religiosa singular. As majestosas celebrações religiosas são realizadas diariamente nas diversas igrejas em Braga, a via-sacra em várias freguesias e as procissões quaresmais são acontecimentos que originam uma grande afluência de crentes. A Procissão da Nossa Senhora da Burrinha, a Procissão Ecce Homo e a Procissão do Enterro do Senhor, são consideradas o culminar da programação, ou seja, são a principal atração de toda a programação desta semana. Nos últimos anos, esta programação tem sido ampliada de forma a corresponder ao perfil dos visitantes, que não esgota a sua participação nas cerimónias religiosas, mas que também procura outros eventos e atividades culturais, tais como: concertos e espetáculos de rua. A partir de 2003, tem-se assistido a um número cada vez mais elevado de eventos culturais e de cariz religioso, facto que é adjacente à introdução de inovação nas procissões e ao enriquecimento das celebrações no interior da Sé Catedral.
“Mais de 100 mil visitantes das mais diversas nacionalidades são, este ano, aguardados em Braga para participar nas Solenidades da Semana Santa, que desde tempos longínquos aqui são vivenciadas com uma espiritualidade ímpar. A componente turística, que se vem intensificando nos últimos anos, ganha agora uma notoriedade ainda maior, depois de Braga ter sido recentemente eleita como o Segundo Melhor Destino Europeu para visitar em 2019.” (Notícia do jornal Diário do Minho, disponível em: https://www.diariodominho.pt/2019/02/12/semana-santa-de-braga-aguarda-mais-de-100-mil-visitantes/).
Com isto, podemos concluir que a Semana Santa tem um grande impacte a nível turístico e nível económico da cidade de Braga, atraindo assim uma enorme quantidade de turistas à cidade durante esta semana.

Tiago Cardoso Moreira Rodrigues

Bibliografia:
CORREIO DA MANHÃ. Semana Santa de Braga teve em 2017 impacto económico de 9.5 ME. Disponível em: https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/semana-santa-de-braga-teve-em-2017-impacto-economico-de-95-me
SEMANA SANTA DE BRAGA. Disponível em: https://semanasantabraga.com/
WE BRAGA. Semana Santa de Braga 2018. Disponível em: https://webraga.pt/blog/semana-santa-de-braga/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: