segunda-feira, abril 22, 2019

A importância do ciclismo para a promoção do turismo

O turismo com bicicleta está a crescer em todo o mundo e a Europa é um dos principais mercados. Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suíça e França são os destinos mais populares. Estudos indicam que as maiores motivações para este tipo de turismo são o contacto com a natureza e a possibilidade de explorar paisagens diferentes e, neste aspeto, Portugal possui um potencial enorme, tanto na prática recreativa quanto desportiva.
Desde 2001, o Plano Nacional de Ecopistas promove a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários desativados em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo. Em 2017, a Ecopista do Minho foi classificada como a 3ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenways Awards, Irlanda, 2017).


Portugal também está inserido na Rede Europeia de Ciclovias (EuroVelo), que possui 15 rotas cicláveis de longa distância, que cruzam o continente Europeu. É possível explorar o país através da Rota da Costa Atlântica, que liga o Algarve à Região Norte.
Grandes eventos no setor são produzidos no país. Este ano, Belmonte receberá, em junho, a XV Semana Europeia de Cicloturismo, que será realizada durante 7 dias na região das Aldeias Históricas de Portugal. É uma iniciativa com elevado impacto, desportivo, económico e social. Os circuitos são elaborados com a intenção de promover as regiões e o seu património natural e cultural. Além da Rota das Aldeias Históricas, há também a Rota das Aldeias do Xisto, Via Algarviana e modalidades de estrada nos Granfondos Algarve, Gerês, Douro, Porto, Serra da Estrela, entre outros.
Outra importante iniciativa é o Grandfondo Bragança, que coloca a região de Trás-os-Montes na rota do ciclismo de estrada. Esta é a 3ª edição, e já demonstra grande crescimento. Segundo os organizadores, a maioria dos participantes é acompanhada pelo cônjuge e filhos, e este ano espera-se receber, ao todo, 6.000 visitantes. Conversei com o vereador de Bragança, Dr. Miguel José Abrunhosa Martins, que gentilmente concedeu esta entrevista:

Como avalia a importância do cicloturismo para a dinamização turística da região?
“Bragança dispõe das melhores condições para a prática do cicloturismo, quer seja em estrada ou em BTT. Neste âmbito, o Município de Bragança promove dois grandes eventos desportivos na modalidade de ciclismo: o Bragança Granfondo (estrada) e a Maratona Ibérica da Castanha (BTT), porque entendemos o desporto como uma área fundamental no desenvolvimento da sociedade e melhoria da saúde e qualidade de vida dos cidadãos, tornando-os mais felizes. Por outro lado, representam uma mais-valia na estratégia municipal de dinamização da economia local e promoção do turismo e da Marca Bragança”.

Há outros projetos desportivos além do Granfondo Bragança?
“A Maratona Ibérica da Castanha em BTT, a Corrida das Cantarinhas e o Zoelae Trail”.

Como a cidade se prepara para receber os visitantes durante o Granfondo Bragança?
“Tratando-se do maior evento desportivo da região, a preparação logística é muito rigorosa e inicia-se no dia seguinte à realização da anterior edição. Deste modo, existe uma preocupação no envolvimento dos diferentes intervenientes: Juntas de Freguesia por onde passa o circuito; PSP, GNR, clubes de ciclismo, coletividades culturais (caretos, bandas de música, grupos de bombos, que animam os participantes durantes os percursos), unidades de restauração e alojamento, para que tudo decorra da melhor forma e haja o melhor acolhimento dos visitantes”.

Há programas diferenciados para promoção do património cultural da região durante o Granfondo?
“No kit do participante é incluída uma revista promocional de Bragança, em português e inglês, assim como outro material promocional. Na véspera é promovida o Bragança Granfondo Kids e no dia da prova, para os acompanhantes dos ciclistas, é promovida uma caminhada urbana solidária”.





Os tradicionais “Caretos” fazem parte da animação do Granfondo Bragança

O cicloturismo e as provas desportivas de ciclismo são um importante recurso para dinamizar os territórios, divulgar o património, a qualidade dos produtos regionais e as especialidades gastronómicas únicas do país. Porém, ainda há alguns pontos fracos que precisam ser solucionados, por exemplo:

      Divulgação do património cultural e atrativos turísticos da região no website dos eventos;
      Maior facilidade no transporte de bicicletas nos autocarros intermunicipais, já que a rede ferroviária não atende algumas regiões, principalmente no Norte;
      Organização de excursões de autocarro para explorar a região;
      Oferta de bilhetes promocionais para museus e atrativos turísticos destinados aos acompanhantes dos inscritos.
      Percursos pedestres ligados a atividades culturais;
      Feiras gastronômicas e de artesanato no período das provas.

Diante do enorme potencial e dos crescentes eventos ligados ao clicloturismo, a Federação Portuguesa de Ciclismo lançou o programa Cyclin’Portugal, "com o propósito de consolidar o desenvolvimento do ciclismo nacional, articulando interesses desportivos e económicos, e visa promover Portugal como destino privilegiado para a prática do ciclismo, incluindo o setor competitivo profissional, mas também o turismo em bicicleta e atividades de Ciclismo para Todos".

Juliana Vidigal

Links Úteis:


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)   

Sem comentários: