sexta-feira, abril 19, 2019

Festa das Colheitas de Vila Verde

Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, por todo o território nacional, existem diversas atividades económicas e culturais relacionadas com aquilo que a natureza nos dá de melhor, ou seja, tudo o que o homem colhe dela. O tema que escolhi abordar neste artigo de opinião foi a Festa das Colheitas, que ocorre todos os anos, no início do mês de outubro, numa pequena vila do norte de Portugal, Vila Verde, pertencente ao distrito de Braga. Esta iniciativa, promovida anualmente no concelho de Vila Verde, é considerada o ponto alto da programação turística-cultural da Rota das Colheitas, sendo esta uma das festas mais aguardadas pelos habitantes do mesmo, e por todos os emigrantes que já incluem no seu calendário de férias este evento.
O recinto da Festa das Colheitas é composto por um conjunto de mostras regionais de todas as áreas culturais e tradicionais, tais como: artesanato, produtos agrícolas, gastronomia, queijaria, fumeiro, máquinas agrícolas, produtos vinícolas e os típicos trajes. O mesmo é composto, também, por um palco de espetáculos, onde decorrem diversas atuações durante os dias do evento, nomeadamente, o Festival Folclórico do Concelho, o Encontro de Concertinas e os concertos de um leque diversificado de artistas populares.
Além dos eventos referidos, um dos dias mais aguardados é a “Festa do Caurdo”, onde se podem encontrar diversas variedades do mesmo, confecionado com o recurso a produtos regionais, produzidos pelos membros dos grupos folclóricos do concelho.
Num dia específico desta festa, acontece também a Feira Tradicional “Reviver o Passado”. Nesta feira, os membros dos grupos folclóricos do concelho de Vila Verde estão rigorosamente trajados a vender os seus produtos regionais, tais como a típica broa de milho, as castanhas, as maçãs, as nozes, o feijão, as laranjas, e muito mais.
Ao longo destes dias festivos, são inúmeros os concursos que são propostos aos habitantes vilaverdenses, nomeadamente o concurso do melhor mel, melhor broa, melhor marmelada e melhor galo. Estes concursos entusiasmam os habitantes a trabalharem a terra e a competirem saudavelmente.  
As práticas agrícolas ancestrais e atuais são recriadas na íntegra nas diversas noites da festa, onde se incluem o “Típico Magusto”, aonde é possível aos participantes comerem castanhas assadas e beber um magnífico vinho “novo”. Inclui-se também a “Pisa das Uvas”, a “Desfolhada”, acompanhada com cânticos e brincadeiras, e, por último e não menos importante, a “Espadelada de Linho”, onde é possível observar toda a recreação. Estas práticas levam-nos a uma incrível viagem ao passado das nossas gentes.
Vila Verde tem feito uma enorme aposta no turismo, para divulgar o concelho no território nacional e além-fronteiras. Fruto desta aposta, Vila Verde concorreu a dois eventos classificados como de interesse nacional para o turismo, tendo o mesmo já apresentado proposta à Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, sendo o primeiro evento classificado o concurso ‘Namorar Portugal’.
Considero que a Festa das Colheitas é uma mais-valia para o concelho de Vila Verde, uma vez que, além de proporcionar atividades únicas, também divulga o melhor que o Concelho pode oferecer. Sendo que milhares de pessoas, quer nacionais quer internacionais, frequentam a Festa das Colheitas. Isto permite estimular o turismo e a economia local, consequentemente leva o nome de Vila Verde além-fronteiras.

Bárbara Daniela Sousa Costa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: