sábado, abril 20, 2019

Turismo em Portugal: Origens, Atualidade e Perspetivas

Portugal foi desde os primórdios uma atração para diversas civilizações: Celtas, Gregos, Romanos, Visigodos ou Mouros, que deixaram pegadas culturais por onde passaram (termas, arenas, igrejas, etc.). Esta passagem de testemunhos é considerada a “Raíz do Turismo em Portugal”, que brotou nos séculos XV e XVI.
Quando a “Nação Valente” avançou no conhecimento do mundo na época dos Descobrimentos, deu-se um passo de gigante: novos destinos, rotas e civilizações fulcrais para a expansão das ligações entre países foram descobertas.
Mais tarde, a expansão do turismo explodiu com a Revolução Industrial e está relacionada com três factores: aumento dos tempos livres, desenvolvimento dos transportes e melhoria do nível de vida. No início do século XX, o turismo é considerado uma actividade relevante, apesar do revês com as I e II Grandes Guerras e com a Crise de 1929.
         Portugal viveu anos conturbados com a revolução de Abril, mas com o regime provisório declara o Turismo “como atividade privada e prioritária”. Ainda assim, as quedas de 50% das entradas de estrangeiros no país foram desanimadoras. Em 1986, a criação do “Plano Nacional do Turismo” veio projetar o país em diversas áreas-chave, nomeadamente, o ordenamento territorial, termalismo, formação, investimento e promoção internacional, verificando-se um crescimento acentuado em zonas especificas do país (Algarve, Lisboa e Madeira).
Neste país periférico à beira mar plantado, existe uma ampla oferta de tipos de turismo nas suas regiões continentais e insulares, graças ao clima temperado, riqueza gastronómica, vida noturna, populações hospitaleiras, multiplicidade de monumentos históricos e naturais classificados como Património Mundial da Humanidade, e praias infindáveis do seu litoral meridional e ocidental.
Atualmente, o turismo é uma das atividades económicas mais importantes, sendo-lhe reconhecida a função de “motor” da economia, justificando a criação do “Plano Estratégico Nacional de Turismo” (2006-2015), focado em 5 eixos estratégicos: Desenvolver novos pólos de atracção turística; Desenvolver as marcas “Portugal Turismo”, “Allgarve” e a abertura a novos mercados; Qualificação dos serviços e recursos humanos; Divulgação através de portais online de destinos a visitar; Tecnologia e a Investigação & Desenvolvimento.
É inegável que Portugal tem sabido tirar proveito das suas especificidades, no entanto a dinamização e diversificação da oferta pode ser melhor promovida e dotada de infra-estruturas. Apostar na promoção de segmentos de turismo que não o “Sol e Mar”, como o turismo religioso, rural ou de natureza, são oportunidades que permitirão a harmonização do aproveitamento do espaço territorial e a atenuação da sazonalidade.
Quanto ao futuro da indústria do Turismo e tendo em conta a evolução das tendências dos consumidores informados, é credível que a aposta deva passar pela criação de novos produtos/estratégias de gestão e organização do Turismo, pois o “novo turista” procura diferenciação e personalização, através de experiências/vivências autênticas e genuínas.
A ausência de uma política coerente, na minha ótica, é o que mais afeta o Turismo a nível nacional. Apesar da falta de coordenação, o cenário não é “negro”. Deve-se encarar o futuro com realismo, apostando no que o “novo turista” procura, nos territórios rurais e no fator “terra”, sendo fundamental incorporar o segmento do Vinho e da Gastronomia nas ofertas turísticas rurais. Relativamente às Zonas Costeiras, estas deverão procurar uma solução viável de combate à sazonalidade, criando novos mix de ofertas adaptados às necessidades do mercado. Por outro lado, destaco como obstáculos ao desenvolvimento do turismo a fraca capacidade de negociação com grandes operadores turísticos, a falta de recursos humanos qualificados, o défice na formação de base dos empresários, a concentração da oferta (Madeira, Açores e Algarve), a crescente concorrência global, a forte pressão ambiental e a fraca cooperação entre entidades públicas e privadas.
Prevê-se que o turismo substitua as rotinas diárias por novos conceitos de satisfação e qualidade de vida que serão a chave para a produtividade, bem como a premissa das sociedades em termos de inovação e criatividade. Assim, para Portugal continuar a prosperar deverá tornar-se mais volátil, sem esquecer que é fundamental a adaptação ao desenvolvimento sustentado e sustentável, económica, social e ambientalmente.
O mundo está a mudar e o Turismo está a mudar o mundo, a globalização assente numa competitividade sustentável será um dos pilares do futuro turístico a nível mundial.

Nuno Rodrigues 

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: