domingo, abril 21, 2019

Um olhar sobre a cidade de Barcelos

A cidade de Barcelos, a meu ver, é uma cidade acolhedora, bem-disposta e muito movimentada. Sempre que visito esta cidade, vejo uma junção de tradição e modernidade.
Barcelos é uma cidade do distrito de Braga com diversas tradições no bordado, na cestaria e, em particular, em olaria e no figurado. A olaria reflete-se principalmente no nordeste do concelho de Barcelos e tem grande destaque na feira semanal (quinta-feira), aonde são exibidas várias peças de barro, como canecas, assadeiras, alguidares, entre outros, que são conhecidas pela louça de Barcelos. No que concerne, ao figurado pode-se dizer que é a arte que mais atrai o turismo pelo grande relevo que ganhou o Galo de Barcelos. A expressividade que este adquiriu, faz-se sentir nos diversos pontos do país e, além disso, é visto pelos turistas como um símbolo de Portugal.
Confesso que este artigo de opinião me deixou um pouco curiosa relativamente à história do galo de Barcelos. Será devido à lenda conhecida pelos turistas que visitam a cidade que os leva, muitas vezes, a comprar este figurado tão acarinhado por todos?
Tudo começa com uma acusação de roubo a um galego, que sempre jurou inocência e, pouco antes de ser condenado à morte, pediu para ser levado uma última vez ao juiz que o condenou. Voltou a reclamar a sua inocência perante o juiz e aqueles que o acompanhavam e, apontando para o galo que se encontrava sobre a mesa de jantar, afirmou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem” (Página Oficial da Câmara Municipal de Barcelos, a Lenda do Galo, 2019). Todos se riram, no entanto, ninguém tocou no galo assado que estava em cima da mesa e correram para junto da forca. No momento em que o homem estava a ser enforcado, o galo levantou-se da mesa e cantou. Porém, o nó lasso impediu que o homem fosse enforcado. Naquele instante, todos acreditaram nele e deixaram-no ir embora. Passados uns anos, o galego voltou para erguer uma estátua em louvor a Santiago e à Virgem  (Página Oficial da Câmara Municipal de Barcelos, a Lenda do Galo, 2019).
Bendito galo que cantou porque assim salvou um homem inocente e tornou-se um símbolo importante tanto para Barcelos como para Portugal. 
Assim, como visitante assídua desta linda cidade, recomendo a loja “memories of Portugal”, uma vez que dá grande visibilidade ao comércio tradicional, assim como a todos os produtos que são produzidos em Barcelos.
Apesar de ser fã da cidade de Barcelos, confesso que ainda conheço muito pouco da cidade, talvez porque vou sempre aos mesmos sítios. No entanto, para a realização deste artigo, fui visitar a Página Oficial da Câmara Municipal de Barcelos e descobri, ainda que via online, que há lugares lindíssimos e que com certeza vou visitá-los rapidamente.
Tendo em conta o que conheço, deixo alguns nomes como o Largo de Apoio, Rua Direita, Solar dos Pinheiros e o Edifício da Camara Municipal de Barcelos (Página Oficial da Câmara Municipal de Barcelos, 2019).
Em suma, a Cidade de Barcelos é uma cidade de encantos, tanto pela sua arquitetura como pelas pessoas proativas que fazem deste conselho um lugar ímpar e acolhedor. Mas uma fafense de gema ama a sua cidade acima de todas as cidades e abre algumas exceções, como é o caso de Barcelos.

Joana Gonçalves

Webgrafia

https://www.cm-barcelos.pt/


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: