segunda-feira, abril 29, 2019

Festas da Cidade e Gualterianas

Em Portugal, existem por tradição muitas festas populares, romarias e procissões que, ao longo dos anos, se vão tornando símbolos para as próprias cidades. E Guimarães não é excepção.
Um dos momentos mais esperados pelos vimaranenses são as Festas da Cidade e Gualterianas. É de referenciar que as Festas da Cidade e Gualterianas, além de serem um dos pontos mais altos das festas que existem na cidade Guimarães, também são uma das maiores festas populares do Minho. Estas Festas têm uma união harmoniosa entre o sagrado e o profano.


As Festas da Cidade e Gualterianas são celebradas em honra de São Gualter e surgiram em Guimarães, no ano de 1906. São celebradas sempre no primeiro fim-de-semana do mês de Agosto. Estas Festas marcam a Cidade de Guimarães e os vimaranenses mas, cada vez mais, existem turistas que visitam a Cidade onde nasceu Portugal por esta altura, para conhecerem e viverem de perto as Festas da Cidade e Gualterianas.
Durante o primeiro fim-de-semana do mês de Agosto, podemos esperar vários dias de festa e de alegria, onde se misturam tradições seculares com vivência de uma cidade moderna e onde o espírito é unicamente de festa de alegria por parte dos vimaranenses e turistas que por aqui passam nesta altura. São vários os números que fazem parte destas festas, como a Batalha das Flores, o Cortejo do Linho e a Marcha Gualteriana, entre outros…
A Marcha Gualteriana tornou-se um ponto de referência das Festas Gualterianas, mas durante muito tempo ela sofreu algumas modificações, existindo anos em que a Marcha nem sequer saiu a rua. Esta marcha só em 1932 passou a ter o nome de “Gualteriana”, para conseguir realçar o espírito bairrista e apelar ao empenho e dedicação dos vimaranenses que ajudavam nesta Festa.
Mesmo existindo estas dificuldades, atualmente a Marcha Gualteriana tornou-se uma marca de qualidade, que há muito ultrapassou barreiras. Todos os anos, os vimaranenses, com muito entusiasmo e a força que lhes é caraterística, levam a Marcha Gualteriana para a rua, tornando esta uma “jóia” da coroa das Festa da Cidade de Guimarães e Gualterianas.

Ana Sofia Freitas

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: