domingo, abril 28, 2019

A Porta do Mezio e a sua importância para o turismo rural

A Porta do Mezio é uma das cinco entradas no Parque Nacional Peneda Gerês. Esta entrada dá acesso à bonita região montanhosa do Soajo e da Peneda, que é considerado pela UNESCO reserva Mundial da Biosfera. É também um dos grandes atrativos desta zona, sobretudo para os amantes da Natureza.
A Porta do Mezio é um parque de lazer e diversão, que conta com cerca de três hectares repletos de espaços com aventura, sem nunca esquecer o tema principal da porta, que é a conservação da Natureza e da Biodiversidade. É de referir, para quem tem crianças, que o parque é organizado e pode ser explorado em segurança. Conta ainda com atividades como arborismo, escalada e slide, para miúdos e graúdos. No entanto, a Porta do Mezio não conta só com atividades radicais, pois aqueles que apreciam mais a calmaria e a tranquilidade que a natureza lhes pode trazer têm a seu dispor locais para observar e comtemplar o meio que os rodeia, como é o caso do observatório das aves com alimentadores, que é de referir que é o único no Parque Nacional.
Mas se aquilo de que está à procura é uns dias de descanso ao pé da água, a porta dispõe de uma piscina com ótimas condições, vigiada e com balneários. E se tanta atividade física lhe abre o apetite, não se preocupe pois existem dois parques de merendas onde se pode acomodar e ter uma refeição em contacto com a natureza. Caso não esteja nos planos um piquenique, também existem ótimos restaurantes, onde pode saborear, por exemplo, a cachena, que é a carne típica da região.
Bem perto do Mezio, na Travanca, existe ainda um parque de campismo para aqueles que gostam de dormir a olhar para as estrelas e de acordar com o nascer do sol. Contudo, aqueles que não são apreciadores do campismo têm ao seu alcance várias casas de turismo rural ou até mesmo hotéis, para assim poderem pernoitar.
Este parque, assim como o conhecemos, é relativamente recente, pois noutros tempos era apenas um parque de merendas com um campo de futebol, o que em si não atraia muitos turistas para a zona nem tinha grandes contributos no desenvolvimento do turismo rural. No entanto, desde que sofreu alterações, já contribui em muito para o progresso daquela zona.
É um parque com grande qualidade, muito visitado e tem muita procura por parte das escolas nacionais. Além de tudo isto, no ano de 2016, a Porta do Mezio foi uma das 12 finalistas a nível nacional do prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, sendo que o projeto foi considerado de inovação colaborativa na categoria do desenvolvimento rural.
É caso para dizer que a porta do Mezio soube acompanhar e adaptar-se a estes novos tempos, sendo um dos grandes motores no que toca ao turismo rural nesta zona, que acabou por ganhar grande destaque graças a este parque de atividades. 

Adelaide Rouceiro

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: