quarta-feira, abril 24, 2019

Braga Romana

Braga é uma cidade aberta ao Turismo, com grande variedade de oferta no Turismo Histórico e de Natureza. As feiras medievais são eventos que têm lugar em locais onde os artesãos expõem e vendem mercadorias e se faz uma espécie de encenação de uma feira da época medieval, com a recriação de eventos históricos.
 O Evento “Braga Romana” ocorre anualmente na cidade de Braga, desde 2003, e tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara de Augustus, tentando mostrar aos cidadãos como seria a vida na cidade na época em que integrava o Império Romano.
 De 22 a 26 de Maio, a cidade de Braga volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta em mais uma edição da Braga Romana. Este evento apresenta-se como um produto cultural de grande qualidade, de grande envolvimento comunitário e que impulsiona o turismo, uma vez que atrai, todos os anos, turistas de todos os lados do mundo, através da divulgação do conhecimento sobre o património de Bracara Augusta, colocando à disposição do grande público ferramentas de reflexão sobre o passado, assente em critérios rigorosos de programação e comunicação.
É recriado um mercado romano que é palco de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais e bailados da época de Bracara Augusta. As festividades incluem também dois Cortejos Romanos pelas ruas do centro histórico da cidade, um diurno e um noturno.
É inegável a enorme influência deste período em Braga a nível cultural, social, turístico e económico. Reviver Bracara Augusta permite o acesso a diferentes propostas que pretendem evocar a economia, religião, gastronomia, artes, ócio, estética, desporto, saúde e política, entre outros temas do quotidiano daquela urbe romana.
 Esta iniciativa é uma oportunidade para Braga dialogar com a sua origem e ao mesmo tempo projetar o futuro, mostrando o valioso património romano que possui, nomeadamente, o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, entre outros espaços que encontramos ao longo da cidade.
Espaço de democratização cultural e de participação ativa do movimento associativo e escolar, a Braga Romana é uma ação conjunta que envolve museus, sítios arqueológicos e agentes económicos e culturais, que culmina, anualmente, em cinco dias de celebração. Segundo a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, “a Braga Romana não é mais um evento num calendário cada vez mais preenchido. A Braga Romana é, sim, a oportunidade para mais profundamente vestirmos – literalmente – a pele de cidadãos dessa urbe que inaugurou uma identidade da qual comungaram as inúmeras gerações que nos precederam”. As últimas edições atraíram cerca de 500 mil visitantes, e a organização quer afirmar a Braga Romana como “marca para o futuro”.
Em jeito de conclusão, “os Bracarenses têm um extremo carinho e orgulho no seu passado, que atravessa as gerações. Temos fomentado nos mais novos o gosto pela história Bracarense, através de um trabalho em articulação com as comunidades escolares, de forma a disseminar o conhecimento e aprofundar o estudo sobre o princípio da nossa história. A Braga Romana é um tributo histórico que se tornou um dos principais momentos de pedagogia, animação e atracção turística da Cidade. Mais do que um mero tributo ao passado, queremos que a herança cultural romana sirva como mote para a afirmação de uma marca para o futuro” (Ricardo Rio-Presidente da Câmara Municipal de Braga).

Ana Mafalda Rodrigues Barbosa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: