domingo, abril 21, 2019

Como queremos ser vistos?

O turismo é o maior fenómeno social, antropológico e económico do nosso tempo. Toda a gente o faz e toda a gente fala sobre ele, não podendo ser ignorado. Turismo é viajar com um propósito, tendo sido generalizada a prática de viajar para ocupar os tempos de lazer, em detrimento a outras alternativas de consumo.
Portugal, nas últimas décadas, potenciou o turismo e este é atualmente um dos maiores contributos para a economia nacional (acerca de 10% do PIB, segundo o Instituto Nacional de Estatística) e o maior empregador, com quase 1 milhão de empregos diretos e indiretos, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo. O número de turistas estrageiros tem vindo a crescer e aumentou 12% para 12,7 milhões de pessoas em 2017. A contar com os turistas nacionais, o total é de cerca de 21 milhões.
Com a passagem do tempo, o turismo tornou-se um dos setores económicos em rápido crescimento e nos dias de hoje são vários os países e regiões que o encaram como um veículo estratégico para a prosperidade. Este fenómeno faz com que haja um maior número de serviços disponíveis, assim como uma maior preocupação nas ofertas de eventos e equipamentos culturais.
No ano de 2018, em Portugal, assistiu-se a uma discussão pública sobre a nomenclatura do museu que está incluído no projeto eleitoral de Fernando Medina, e que será dedicado à expansão portuguesa. Este museu ia adotar o nome de ‘Museu das Descobertas’ e esta nomenclatura foi objeto de reflexão, levantando as mais variadas questões.
Uma carta assinada por vários historiadores, especializados na história do império português, e cientistas sociais expõe motivos para que o museu não pudesse adotar o nome de Museu das Descobertas. Os argumentos têm carater científico mas também ideológico.
A criação de um espaço dedicado à história do nosso país é uma iniciativa louvável e acredito que todos os intervenientes na discussão sobre a nomenclatura a adotar estão de acordo neste ponto. A agitação foi sentida nos jornais e fóruns de opinião pela internet e, antes da resolução, a sociedade portuguesa envolveu-se numa discussão acesa sobre história, interculturalidade, escravatura, política e heróis nacionais.
 Quando, na carta, os signatários questionam a criação do museu e apelidam a mesma como tentadora, pelo forte impacte que o turismo está a ter na nossa capital, é preciso refletir no que se pretende de um espaço museológico na contemporaneidade. O público precisa de um espaço que o faça refletir política e socialmente.
Lisboa é uma janela aberta para o mundo, portanto, como queremos ser interpretados? Descobrimentos e descobertas são termos com definições claras, mas qual é o conceito, a ideia, que está presente no coletivo? O que se espera deste museu é que conte uma narrativa histórica, por conseguinte, a problemática é: como é que esta história vai ser contada? Esta questão tem de ter uma reposta que, depois de tudo o que foi discutido, acabou por não acontecer.
É imperativo entender como sentimos a nossa história, o positivo e o negativo, como ela influenciou a nossa identidade e a identidade dos povos com quem interagimos para a podermos apresentar ao mundo da forma como a vemos. Há perguntas sem reposta. Como é que a sociedade portuguesa encara os descobrimentos? O homem é um ser radicado no tempo e no espaço e, com as mudanças, o pensamento coletivo também sofre mutações. Uma sociedade tem caraterísticas culturais específicas com base num determinado modo de ser e de estar que temos de compreender para as expor.
O Museu que iria chamar-se Museu das Descobertas tem outro nome: a Viagem. Falta saber como é que os viajantes que vm descobrir Portugal vão interpretar os conteúdos que estarão presentes neste equipamento cultural.

Bárbara Peixoto

Bibliografia
MATIAS, ÁLVARO. (2018) A exportação fácil. ELECTRA. 3.78-91.
MARGATO, CRISTINA. (2018) A controvérsia dobre um Museu que ainda não existe. Descobertas ou Expansão? Retirado em Outubro, 11, 2018 de https://expresso.sapo.pt/cultura/2018-04-12-A-controversia-sobre-um-Museu-que-ainda-nao-existe.-Descobertas-ou-Expansao-#gs.zk0aznc
SANTOS, SOFIA (2018) Afinal, o ‘’Museu das Descobertas’’ vai chamar-se ‘’A Viagem’’ Retirado em Outubro, 11, 2018 de https://ionline.sapo.pt/613327

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)      

Sem comentários: