sábado, abril 20, 2019

Semana Santa em Braga – Religião, Cultura e Festa

Em Braga, celebra-se todos os anos no tempo da quaresma a Semana Santa, um ambiente carregado de festa, procissões, concertos e, claro, turistas, imensos turistas vindo de todo o lado, para viverem a Páscoa como os bracarenses.
A Semana Santa tem esta denominação porque trata-se de uma semana em que se comemoram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, sendo que foi-se alterando com o passar dos séculos, mantendo as tradições mas tendo agora novos elementos. Estas tradições remontam já ao início do Cristianismo, sendo trazidas pelo Império Romano para a Europa.
Durante essa semana, podemos esperar a cidade de Braga decorada a preceito da quaresma, com lençóis roxos, luzes roxas, os altares das igrejas com imensos arranjos florais, como também os “calvários” (quadros representativos), que durante esta época festiva estão abertos e mostram os passos de Cristo para o Calvário.
            As principais procissões, isto é, as mais conhecidas serão as que ocorrem de quarta-feira a sexta-feira, com diferentes alusões. A primeira é o cortejo Bíblico, mais conhecida pela Procissão da Nossa Senhora da “burrinha”, a segunda é a Procissão do Senhor Ecce Homo ou dos Fogaréus, em que se observa os famosos farricocos e, por último, a procissão do Enterro do Senhor, a procissão que decorre em pleno silêncio e a mais comovente.  Outro dos dias mais marcantes nessa semana é o domingo de Páscoa, em que decorre a Visita Pascal, uma tradição ainda bastante viva no Norte do País, consequentemente em Braga.
O número de figurantes e de apoios que estas comemorações concentram são imensos, desde as irmandades, a Câmara Municipal de Braga, a Associação Comercial de Braga, o Turismo do Porto e Norte e ainda o Cabido da Sé de Braga, sendo estes os promotores deste evento. Conta também com uma vasta lista de patrocinadores e doadores.
A procura em presenciar pessoalmente estes eventos tem aumentado sucessivamente, sendo apontado como o evento mais atrativo e popular da cidade de Braga. Tem sido bastante o trabalho em publicidade ao longo dos anos, nomeadamente com a criação de um site apenas para a Semana Santa, o uso dos media (jornais, anúncios televisivos, rádio, entre outros) e a criação de uma agenda para que as pessoas possam escolher e estarem informadas sobre o que irá suceder durante esses dias. O site é talvez das melhores ajudas para quem está interessado ou apenas curioso em se informar do que se trata a Semana Santa.
Sendo dos eventos principais de Braga e concentrando em si uma vasta história, tanto da cidade como da própria religião, não poderiam faltar as distinções e prémios que tem vindo a conquistar e que almeja conquistar. Desde 2012, é considerada como Interesse para o Turismo, sendo a primeira a ganhar tal declaração em Portugal. Ganhou a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, no dia 5 de dezembro de 2012, dia do padroeiro da cidade de Braga, o S. Geraldo. E neste momento concorre para ser eleita Património Imaterial de Portugal e, também, Património Imaterial da Humanidade, tendo sido feitas as candidaturas no ano 2018.
A Semana Santa é sem dúvida das comemorações mais antigas e mais vividas em Braga, somos acolhidos por tradições e pelos próprios bracarenses.

Tatiana Alexandra da Rocha Fernandes

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: