quarta-feira, abril 24, 2019

A Rampa da Falperra

Braga afirma a cada dia as suas capacidades no Turismo. Uma das atrações da cidade é a Rampa da Falperra, que é uma prova desportiva automóvel, organizada pelo CAM (Clube Automóvel do Minho), que ano após ano traz a Braga inúmeras pessoas.
A mítica Rampa da Falperra nasceu em 1950. Denomina-se por rampa da Falperra uma vez que a zona circundante é conhecida por Falperra. O trajeto conta com 5,2 quilómetros de extensão e sobe 262 metros. A prova começa no quilómetro 39 da N309 e termina na base do Santuário do Sameiro.
Pertencendo ao calendário do Campeonato Europeu de Montanha da FIA e integrando os Campeonatos Nacionais de Montanha de Portugal e Espanha, é uma prova que traz a Braga imensos turistas e conta, em média, com 200 mil espetadores durante um fim de semana de prova, marcado por muita adrenalina.
A maior prova de Montanha de Portugal está cada vez melhor. Cerca de 180 pilotos de 15 países europeus mostram o que valem nesta prova. Este ano, 2019, comemora-se a 40ª edição e a prova irá decorrer de 10 a 12 de maio. Este ano, com um novo parceiro, a Altice Portugal ficará encarregue de toda a logística de telecomunicações deste evento e todo o percurso terá rede wi-fi gratuitamente.
Todos os anos, milhares de pessoas esperam ansiosamente pela chegada deste evento e são muitos os turistas aficionados que vêm até Braga para assistir de perto a esta grandiosa prova. De salientar que, no dia anterior ao início da prova, ocorre um desfile de carros na Avenida Central e a apresentação dos pilotos. O facto de ocorrer no centro da cidade é uma mais-valia, uma vez que atrai os turistas e estes podem não só ver todas as curiosidades alusivas a esta prova mas, também, podem visitar outros pontos turísticos da cidade.
Nestas datas, também se verifica um aumento da ocupação hoteleira. Venham a Braga! Braga está pronta para receber turistas não só nesta mas em todas as alturas do ano.

Rita Maciel Ferreira da Costa 

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: