segunda-feira, abril 22, 2019

Parque e Palácio Nacional de Sintra

Situa-se no segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, acerca de 528 metros de altitude. O Palácio, propriamente dito, é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo; e a ala edificada no século XIX, por D. Fernando II. Estas alas estão rodeadas por uma terceira estrutura arquitetónica, em que se fantasia um imaginário castelo de caminhos de ronda, com merlões e ameias, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça.
Em 1838, D. Fernando II adquiriu o antigo mosteiro dos monges Jerónimos de Nossa Senhora Da Pena, que tinha sido erguido por D. Manuel I, quando este se encontrava praticamente destruído, em 1834 (Palácio Velho).


Depois de grandes reparações, em 1843, D. Fernando II decidiu ampliar o palácio (Palácio Novo) e o seu arquiteto foi o alemão Barão de Esschwege. No restauro de 1994 repuseram-se as cores originais no exterior do Palácio: rosa-velho para o antigo mosteiro; ocre para o Palácio Novo. O Palácio apresenta uma arquitetura muito influenciada pelo romantismo alemão, pensando-se que o palácio da Pena foi construído tendo sido inspirado em castelos á beira do Reno. A obra terminou em meados da década de 1860, embora posteriormente tenham sido feitas mudanças na decoração dos interiores.
D. Fernando mandou igualmente plantar o Parque da Pena nas áreas envolventes do Palácio, à maneira dos jardins românticos, com caminhos serpenteantes, pavilhões e bancos de pedra a pontuar os percursos, bem como árvores e outras plantas provenientes dos quatro cantos do mundo, tirando partido do clima húmido da serra de Sintra e criando de raiz um parque exótico, com mais de quinhentas espécies arbóreas.


A construção mais interessante do Parque da Pena é o Chalet da Condessa (ou Casa do Regalo), que se encontra no extremo ocidental do Parque da Pena. Foi mandado construir por D. Fernando II e pela sua futura segunda mulher, Elise Hensler (Condessa d’Edla), como local de veraneio reservado. É uma construção de dois pisos, com forte carga cénica, de inspiração alpina, que mantinha uma expressiva relação visual com o Palácio.
O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, desde 1995. Em 2013, passou a integrar a Rede de Residências Reais Europeias.
Portugal tornou-se uma espécie de íman para turistas, e Sintra, com a sua velha aura de magia e de romantismo, é um dos destinos preferenciais no país. Mas, mesmo assim, os números impressionam: os cálculos apontam para que cerca de cinco milhões de pessoas visitaram Sintra em 2016. E como nos últimos anos os visitantes têm aumentado sempre à razão de 20% ao ano, esse número deverá ter rondado os seis milhões de visitantes em 2018.
Os dados concretos disponíveis são os das entradas nos palácios e monumentos da Parques de Sintra, que tem a seu cargo a gestão do Palácio da Pena - o campeão absoluto, com 1,3 milhões de visitas em 2016 -, o Castelo dos Mouros, sobranceiro à Vila Velha, e Chalet da Condessa d"Edla, junto à Pena. Ao todo, em 2016, a Parques de Sintra vendeu mais de 2,6 milhões de entradas para o conjunto dos seus parques e monumentos. Em 2017, as visitas cresceram uma vez mais e atingiram 3,2 milhões de visitantes.


O peso do número de visitantes estrangeiros (82,19%) em relação aos portugueses (17,81%) nos parques e monumentos da Parques de Sintra também ilustra bem e confirma a dimensão do crescimento turístico em Portugal, nos últimos anos.
Nos últimos anos, a Serra de Sintra tem-se destacado como um dos principais pontos turísticos do concelho de Sintra, e as próprias entidades governamentais cada vez mais têm reparado nesse impacte positivo da mesma no turismo e têm feito gradualmente uma série de investimentos com vista a melhorar os monumentos, os acessos e o ambiente em torno da própria Serra.
Esta série de investimentos, além de melhorar o espaço, vem permitir que os turistas fiquem encantados com o espaço e, por isso, o Parque e Palácio Nacional de Sintra encontra-se no Top 10 dos locais mais visitados em Portugal. Poderá dizer-se que o Palácio da Pena é um dos locais que coloca o concelho de Sintra como um lugar obrigatório a visitar.

João Nuno Gama

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: