segunda-feira, abril 29, 2019

Turismo ´Fashion`

Em 1991, nasceu aquele que é hoje o mais importante evento de moda em Portugal – a ModaLisboa. Este surgiu de um desafio proposto pelo Pelouro de Turismo da Câmara de Lisboa, com o objetivo de mostrar a criatividade da moda portuguesa.
Com o decorrer dos anos, a indústria de moda em Portugal foi crescendo, o que despontou a criação de uma estrutura mais eficiente para promover essa indústria e divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.
Surge então, em 1996, a Associação ModaLisboa, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal, bem como do capital criativo nacional. Esta associação marcou o início de uma nova etapa no percurso da ModaLisboa, uma vez que toda a estrutura do projeto foi profundamente alterada: “mantiveram-se os desfiles de moda portuguesa, mas a estes juntaram-se outras áreas com ligação ao mundo da moda, como fotografia, ilustração, produção de imagens, design gráfico, multimédia e edição de publicações” (Lisbonne Idée, 2019).
À semelhança do que acontece noutros países, a “ModaLisboa - Lisboa Fashion Week” é realizada duas vezes por ano, em março e outubro, para apresentar as coleções de Primavera/Verão e de Outono/Inverno dos principais estilistas portugueses.
O evento é dirigido a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais ou, simplesmente, “amantes da moda”. Recebe aproximadamente 20.000 convidados por edição, que assistem ao vivo às apresentações das coleções dos criadores de moda nacionais. Este é o principal projeto da associação, é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal e um dos maiores eventos culturais da cidade de Lisboa.
A Associação ModaLisboa também criou e produz outros projetos importantes, tais como o concurso de jovens designers (Sangue Novo), a pop-up store Wonder Room e as conferências Fast Talks. 
A “ModaLisboa - Lisboa Fashion Week” conta já com 52 edições realizadas, sendo que a última decorreu ente os dias 7 e 10 de Março de 2019,  no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com o tema “ModaLisboa #INSIGHT.
 Está prevista a realização de um conjunto de eventos nas próximas edições da ModaLisboa, no sentido de fomentar o crescimento do evento Lisboa Fashion Week, “através de um reposicionamento que opta pelo prestígio, inovação, criatividade e diferenciação, respondendo de forma mais adequada à procura de públicos internacionais e potenciando o crescimento da Indústria da Moda nacional” (Moda Lisboa, 2019).
         Em Outubro de 2019, a ModaLisboa volta à passerelle com as novas propostas dos Criadores Portugueses, onde estará presente o empenho e a determinação destes, com a mesma energia e amor que este incrível evento nos habituou. O projeto será desenvolvido em estreita ligação com parceiros estratégicos, entre eles, a Câmara Municipal de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa. O projeto pretende aumentar a visibilidade e notoriedade internacional da Moda Portuguesa e promover a região de Lisboa.

Célia Cristina Matos Pereira

Referências

MODA LISBOA - Modalisboa Go Global. Portugal, 2019. Disponível em: https://www.modalisboa.pt/pt/modalisboagoglobal.

Lisbonne Idée - Moda Lisboa, Onde Desfilam As Mais Belas Criações De Portugal. Portugal, 2019. Disponível em: http://www.lisbonne-idee.pt/p3623-moda-lisboa-onde-desfilam-mais-belas-criacoes-portugal.html



(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

3 comentários:

fadil disse...

Thank you for nice information
Please visit us

muhammad solehuddin disse...

nice info!! thanks
visit mine: solehuddin https://uhamka.ac.id/

Lokasi UMJ disse...

I am very interested in the information contained in this post. The information contained in this post inspired me to generate research ideas.
Lokasi UMJ