segunda-feira, abril 29, 2019

Turismo ´Fashion`

Em 1991, nasceu aquele que é hoje o mais importante evento de moda em Portugal – a ModaLisboa. Este surgiu de um desafio proposto pelo Pelouro de Turismo da Câmara de Lisboa, com o objetivo de mostrar a criatividade da moda portuguesa.
Com o decorrer dos anos, a indústria de moda em Portugal foi crescendo, o que despontou a criação de uma estrutura mais eficiente para promover essa indústria e divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.
Surge então, em 1996, a Associação ModaLisboa, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal, bem como do capital criativo nacional. Esta associação marcou o início de uma nova etapa no percurso da ModaLisboa, uma vez que toda a estrutura do projeto foi profundamente alterada: “mantiveram-se os desfiles de moda portuguesa, mas a estes juntaram-se outras áreas com ligação ao mundo da moda, como fotografia, ilustração, produção de imagens, design gráfico, multimédia e edição de publicações” (Lisbonne Idée, 2019).
À semelhança do que acontece noutros países, a “ModaLisboa - Lisboa Fashion Week” é realizada duas vezes por ano, em março e outubro, para apresentar as coleções de Primavera/Verão e de Outono/Inverno dos principais estilistas portugueses.
O evento é dirigido a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais ou, simplesmente, “amantes da moda”. Recebe aproximadamente 20.000 convidados por edição, que assistem ao vivo às apresentações das coleções dos criadores de moda nacionais. Este é o principal projeto da associação, é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal e um dos maiores eventos culturais da cidade de Lisboa.
A Associação ModaLisboa também criou e produz outros projetos importantes, tais como o concurso de jovens designers (Sangue Novo), a pop-up store Wonder Room e as conferências Fast Talks. 
A “ModaLisboa - Lisboa Fashion Week” conta já com 52 edições realizadas, sendo que a última decorreu ente os dias 7 e 10 de Março de 2019,  no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com o tema “ModaLisboa #INSIGHT.
 Está prevista a realização de um conjunto de eventos nas próximas edições da ModaLisboa, no sentido de fomentar o crescimento do evento Lisboa Fashion Week, “através de um reposicionamento que opta pelo prestígio, inovação, criatividade e diferenciação, respondendo de forma mais adequada à procura de públicos internacionais e potenciando o crescimento da Indústria da Moda nacional” (Moda Lisboa, 2019).
         Em Outubro de 2019, a ModaLisboa volta à passerelle com as novas propostas dos Criadores Portugueses, onde estará presente o empenho e a determinação destes, com a mesma energia e amor que este incrível evento nos habituou. O projeto será desenvolvido em estreita ligação com parceiros estratégicos, entre eles, a Câmara Municipal de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa. O projeto pretende aumentar a visibilidade e notoriedade internacional da Moda Portuguesa e promover a região de Lisboa.

Célia Cristina Matos Pereira

Referências

MODA LISBOA - Modalisboa Go Global. Portugal, 2019. Disponível em: https://www.modalisboa.pt/pt/modalisboagoglobal.

Lisbonne Idée - Moda Lisboa, Onde Desfilam As Mais Belas Criações De Portugal. Portugal, 2019. Disponível em: http://www.lisbonne-idee.pt/p3623-moda-lisboa-onde-desfilam-mais-belas-criacoes-portugal.html



(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

4 comentários:

fadil disse...

Thank you for nice information
Please visit us

muhammad solehuddin disse...

nice info!! thanks
visit mine: solehuddin https://uhamka.ac.id/

Lokasi UMJ disse...

I am very interested in the information contained in this post. The information contained in this post inspired me to generate research ideas.
Lokasi UMJ

Teknik Informatika disse...

Como a Associação ModaLisboa, criada em 1996, contribui para a promoção e desenvolvimento da indústria de moda em Portugal? and Quais são as áreas além dos desfiles de moda que foram incorporadas no projeto da ModaLisboa, conforme mencionado na Lisbonne Idée em 2019?