sábado, abril 27, 2019

´BOOM FESTIVAL` – UM FENÓMENO SUSTENTÁVEL

Boom Festival. Este é o nome de, possivelmente, um dos eventos mais únicos alguma vez realizados em Portugal.  O evento bienal realiza-se em Idanha-a-Nova, desde 1997, durante a lua cheia de julho ou agosto, para celebrar a cultura independente alternativa. Inicialmente, foi pensado como “mais um” festival de música, mas, com o passar dos anos, soube transcender-se e tornar-se naquilo que é hoje em dia: um evento multidisciplinar, transgeracional e intercultural, com grande aclamação internacional.


O festival atrai, de 2 em 2 anos, cerca de 30.000 pessoas, das quais 90% são estrangeiros, provenientes de 147 países! A questão que se coloca é: o que terá o Boom de tão especial para atrair tanta gente, de todos os cantos do mundo? Apesar de nunca ter visitado, pelas notícias e vídeos que podem ser encontrados sobre o festival, arrisco-me a dizer que tem tudo!
Durante uma semana, as pessoas aproveitam para se conectar com a arte, a natureza e, acima de tudo, uns com os outros, transportando-se para um “mundo mágico”, onde não há logótipos, distinção entre raças, género ou ideologias. O recinto do festival, de nome “Boomland”, faz a ponte para o tal “mundo mágico”. Repleto de estruturas e esculturas completamente fora do comum, é criado um ambiente idílico, onde o “Boomer” se deslumbra, desde a entrada, no primeiro dia, até ao último segundo. 
O certame junta os melhores artistas musicais de trance, mas aposta também numa variedade de correntes artísticas, que vão desde a pintura, às artes plásticas ou à escultura, por exemplo, e que, complementado por workshops, conferências e tertúlias, conferem ao evento uma proposta artística e cultural vanguardista e diversificada de grande valor, que enfatiza não só o divertimento como também o conhecimento.
Tudo isto só se deve a uma organização que faz o seu trabalho de forma exímia e que é, sem dúvida, um exemplo a seguir. O evento é organizado sem qualquer tipo de apoio comercial e, ainda assim, consegue ser um sucesso. A chave para tal sucesso só se explica pela estratégia implementada e pelos valores que esta transparece. Todos os processos são minuciosamente pensados e estão assentes em princípios de sustentabilidade ambiental, sociocultural e económica. A preferência por fornecedores locais e nacionais, a colocação de autocarros à disposição dos ”boomers”, a utilização de materiais “amigos do ambiente”, o facto de parte do lixo produzido ser reciclado e usado para compostos orgânicos, empregar-se pessoas da região e serem criados programas de reflorestação constituem exemplos de uma pequena parte de tudo o que é feito pela organização para que o festival tenha o menor e o maior impacto possível, ao mesmo tempo.
Ao contrário de outros festivais, o Boom tem, efetivamente, impacte, tanto na economia local, como nacional. Os próprios empresários da região reconhecem a importância de eventos como o Boom para a sobrevivência do concelho e, citando as palavras do dono de um dos poucos hotéis, em Idanha-a-Nova, “devia haver Boom, todos os anos”! Segundo dados da organização, o festival gera um impacte de 35 milhões de euros, na economia nacional.
Os resultados são positivos e promissores, mas o sucesso do festival não se faz só disso. Os esforços da organização são, ano após ano, reconhecidos internacionalmente, premiados pela prática e partilha de valores de sustentabilidade. Há 6 edições consecutivas que o Boom é premiado com o “Outstanding Greener Festival Award”, o prémio mundial mais importante para eventos sustentáveis, atribuído por “A Greener Festival”. A par de outros prémios de grande importância, o festival foi convidado pela ONU para fazer parte da United Nations Environmental and Music Stakeholder Initiative, projeto com vista a promover a consciência ambiental junto do grande público. Será, de certeza, este tipo de reconhecimento que dará alento aos organizadores para continuarem a fazer cada vez melhor e a levarem o festival para caminhos cada vez mais promissores.
Só esperemos que assim seja! O Boom é, sem dúvida, um exemplo a seguir, por tudo o que faz e tudo o que representa. Um evento como este, que é tão importante para a região e para o país, merece todo o reconhecimento e todo o sucesso possível. Seja o Boom ou não, é importante que mais iniciativas como esta dinamizem a atividade turística do interior do país.


Pedro Miguel Pires Dinis


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: