segunda-feira, abril 29, 2019

Impactes da Feira Internacional das Camélias no território de Celorico de Basto

A Feira Internacional das Camélias realiza-se todos os anos no município de Celorico de Basto e nos últimos tem ganho cada vez mais relevância ao nível municipal. Normalmente, este evento realiza-se no mês de março, durante um fim-de-semana onde a vila de Celorico de Basto é enfeitada com centenas se não milhares de camélias ao longo das suas avenidas. O evento decorre em época de transição de estações, em que será de esperar a floração das japoneiras. Como se sabe, trata-se de uma flor imponente, que com cores bastante vivas, normalmente vermelho, mas também pode assumir cores mais claras.
Ao longo evento, os visitantes podem usufruir de diversas experiências, como exposições de camélias, com dezenas de trabalhos realizados por produtores e pelas instituições do concelho, e assistir a desfiles onde a flor é acessório fundamental. Na feira, é possível também encontrar produtos tradicionais que os produtores conseguem de certa forma associar às camélias, como chás, doçarias, licores, compotas, entre outros.
A comunidade local também é peça fundamental na decoração e na contextualização dos visitantes na festa, através da decoração de fachadas com símbolos alusivos ao evento. Os negócios locais também são encorajados pela autarquia a participar num concurso que consiste em decorar as montras das lojas com camélias ou elementos caraterísticos. Assim, toda a vila toma uma silhueta diferente durante o evento. A feira conta ainda com expositores, boa parte deles de Espanha e pela primeira vez no ano passado contou com uma comitiva vinda diretamente do Rio Grande do Sul. Este ano foi palco também, pela primeira vez, da batalha de flores, onde os visitantes e locais atiram flores de camélia na avenida frente à Camara Municipal.
Segundo o presidente da câmara, em declarações produzidas no passado ano, o objetivo é incrementar as atividades criadas e nunca perder o espírito inovador. Durante as festividades, Celorico recebe milhares de turistas. Os setores do alojamento e da restauração são os que mais beneficiam, dinamizando economicamente ambos.
O que mais me cativou neste evento é que tem ganho proporções cada vez maiores cada ano que passa. Celorico de Basto tinha no passado ano capacidade para alojar 400 pessoas e devido à procura neste evento vai escalar o número para 600.

Francisco Maia

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “economia e Política Regional”, do curso de Mestrado em Geografia do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: