segunda-feira, abril 29, 2019

O “Mundo” da Comic Con Portugal

Inspirado pela Comic Con International, a Comic Con Portugal é, sem dúvida, o maior evento de Cultura Pop do país. Traduz-se num congresso para promover os jogos, animes, manga, banda desenhada, séries televisivas e até cinema.
A edição de 2018 realizou-se num recinto com uma área que abrange cerca de 100.000 metros quadrados, divididos em vários setores. Incluía um setor de cinema e televisão, onde alguns convidados nacionais e internacionais responderam a perguntas dos fãs e realizaram sessões de autógrafos, e um setor intitulado Comic Village, onde se assistiu a palestras, lançamentos exclusivos e concursos para jovens artistas.
Existiu, também, uma área gamming numa das maiores arenas eSports a nível nacional, onde muitos gamers nacionais e internacionais tiveram oportunidade de demonstrar o seu talento, e ainda assistir a lançamentos de videojogos. Estava também incorporado no recinto um espaço denominado POP Ásia, voltado para tópicos relacionados com anime e manga, e para as vertentes musicais K-pop e J-pop. Contou, ainda, com o espaço Mundo do Cosplay, local onde os cosplayers deram asas ao seu talento, através de workshops e painéis.
Com a descrição do evento acima elaborada é fácil entender a grande magnitude que a Comic Con Portugal reúne, não só em termos de espaço, mas também na afluência de pessoas. Na sua quinta edição, a Comic Con Portugal atingiu 108.897 visitantes, vindos de todos os pontos do país, o que equivale a um aumento de, sensivelmente, 10.000 pessoas em relação à edição anterior.
Sendo um evento de 4 dias, em que muitos dos visitantes adquirem o passe geral e afluem à totalidade do evento, é normal que muitos setores da região obtenham um crescimento exponencial. É o caso do setor hoteleiro e do setor da restauração. Este facto não passou despercebido ao Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que disse que “Foi muito gratificante para o Concelho de Oeiras acolher um evento como a Comic Con Portugal. Gostamos de apostar em conteúdos relevantes para a sociedade e para o Município, principalmente quando são transversais a todas as faixas etárias. Esperemos que Oeiras continue a desenvolver e a fazer expandir eventos como este”.
Porém, na minha opinião, a mudança da localização do evento de Matosinhos para Oeiras foi algo negativo. Considero que o Porto seria a opção ideal para acolher a Comic Con Portugal, visto que, em comparação com Lisboa, a cidade do Norte dispõe de menos eventos desta relevância.
Concluindo, acredito que nos próximos anos o evento Comic Con Portugal irá continuar a crescer e a obter impactes económicos positivos para o local que o acolhe.

Pedro Miguel Ferreira da Costa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: