sábado, abril 20, 2019

TURISMO RADICAL EM PORTUGAL, PORQUE NÃO?

O turismo em Portugal vem crescendo cada vez mais nos últimos anos como um importante fator na economia nacional. Atualmente, tem um peso de quase 7 por cento no Produto Interno Bruto, e é considerado uma das maiores atividades económicas do país. Em 2016, foi registado um número total de 19 milhões de tu­ristas, tendo sido nesse ano ultrapassado, pela primeira vez, o número da população portuguesa, com a receção por Portugal de 11,4 milhões de turistas estrangeiros. Esse crescimento foi refletido na receita, com um crescimento de 10,7 por cento, para 12,7 mil milhões de euros, e a um peso no PIB de 6,9 por cento (Dados retirados pela Portugalglobal, 2017). Essa importância é vista nos investimentos feitos pelas entidades governamentais no sector.
Pela segunda vez consecutiva, Portugal foi escolhido como melhor destino turístico do mundo, em 2018, segundo o World Travel Awards, assumindo-se também como um país de referência internacional na produção de vinhos, apesar de não estar como referência mundial do enoturismo. Porém, o programa de ação para o enoturismo em Portugal prevê mais de 60 milhões de euros de investimento no desenvolvimento desta área turística do País.
Outras áreas do turismo também são exploradas, porém pouco vistas, como o Ecoturismo, ou Turismo Aventura, crescente no mundo e também em Portugal. Segundo o ranking U.S. News & World Report L.P, Portugal está em 11° lugar como escolha de aventura. Esta pesquisa foi feita com mais de 20.000 pessoas de quatro regiões, para associar 80 países com caraterísticas específicas.
O termo “aventura” é um termo peculiar pois o que define uma aventura pode ser subjetivo, mas deve estar em três categorias (atividade física, intercâmbio cultural e interação com o meio ambiente), além de juntar a cultura com a natureza, e assim promover atividades lúdico-desportivas e educativo-culturais. Este ramo do turismo é ainda um pouco desconhecido para alguns, porém há cada vez procura. Isso decorre de poder conciliar um período relaxante com atividades que permitem extrair toda a energia da agitação da vida quotidiana, ao se afastar dos ritmos normais da vida quotidiana e reduzir o stress e melhorar a saúde e o bem-estar. Além do mais, a maioria das pessoas gosta um pouco de aventura em suas vidas.
Por ser uma atividade turística com um reconhecido potencial para fins exclusivamente recreativos, ao fornecer oportunidades para revitalizar sensações e proporcionar emoções prazerosas, pode ser mais explorada. Em Portugal, estas atividades podem estar na água, terra ou ar. Apesar de ser considerado um país pequeno, tem um diversidade na sua natureza para a escolha da aventura que irá depender do gosto do aventureiro. Então porque não desfrutar da natureza e da cultura portuguesa com um pouco de adrenalina. Para isso, segue a indicação de algumas atividades em Portugal.
PARA QUEM GOSTA DE RIOS E MARES:
·     SURF, WINDSURF E KITESURF - para pessoas que gostam de estar no mar;
·     ESQUI AQUÁTICO E WAKEBOARD – nestes, precisam de uma prancha, para saltos e acrobacias;
·     PARASAILING - o praticante desliza pelas ondas puxado por um barco, mas fica suspenso a vários metros de altura numa estrutura tipo paraquedas;
·     RAFTING, CANOAGEM E CANYONING – atividade para pessoas e equipas, seja em botes insufláveis ou canoas.
PARA QUEM GOSTA DE MONTES E VALES
·     ESCALADA, RAPPEL E SLIDE E ATIVIDADES DE CORDA - seja subir e descer a pique uma localização elevada ou deslizar abruptamente de um ponto superior para um inferior;
·     MONTANHISMO - uma atividade destinada a atingir os cumes mais altos do país e, a partir daí, usufruir de vistas deslumbrantes e de um contacto privilegiado com a natureza;
·     PASSEIOS DE BICICLETA - com família ou com os amigos, esta é uma atividade comum entre os nacionais.
PARA QUEM GOSTA DAS PROFUNDEZAS DA TERRA
·     ESPELEOLOGIA - trata-se de partir em direção às profundezas da terra, para explorar e estudar a evolução de grutas e cavernas (mais de 2.000 em Portugal).
PARA QUEM GOSTA DAS ALTURAS
·     PARAPENTE – atividade que inclui planar bem lá no alto, em voo livre.

Danielle Jesus do Carmo

REFERÊNCIAS
https://www.worldtravelawards.com/winners/2018/europe

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: