segunda-feira, abril 22, 2019

Geração digital conhecida como “Millennials”: como fazem turismo?

A geração Millenial vem ganhando destaque em estudos em diferentes áreas que se ocupam de entendê-la. Entender como uma geração se comporta é a chave para acessá-la. A geração Y ou Millenial é composta pelas pessoas nascidas no período entre a década de 80 até o início do ano 2000, e totalizam aproximadamente 1,8 biliões de pessoas no mundo. Isso indica que é uma geração que nasceu numa época de grande abundância econômica. Além dessas particularidades, os millennials também são interessantes pois possuem um alto poder de aquisição: em torno de US$ 2,45 triliões, no mundo todo.
A Geração Millennials tem como principal marco distintivo face às gerações anteriores ser a primeira geração de nativos digitais. O estudo de comportamento dessa faixa etária apresenta-se como uma ferramenta essencial para marketeers, publicitários e gestores de marca na construção de campanhas e marcas sólidas, relevantes e competitivas.
É uma geração muito acostumada ao uso dos gadgets tecnológicos, que não conhece o mundo sem internet ou viveu bem cedo os efeitos de sua implantação. Os millennials estão sempre a um clique de resolver alguma dúvida ou obter uma informação. São multitarefas e extremamente criativos, levando essa geração a buscar soluções para problemas antigos e gerar negócios com muita facilidade. Muitas vezes, essas competências são traduzidas em arrogância, pois se veem como capazes de qualquer coisa. Em concreto, costuma-se caraterizá-los por:
         Eles não são influenciados por propagandas, valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo;
         Eles compartilham com a sua rede de confiança para reunir um consenso de opinião;
         Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nos medias sociais;
         Eles querem coproduzir com as empresas;
         Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos;
         Eles são consumidores leais; e
         Eles exigem discussão e capacidade de resposta.
Outras caraterísticas relevantes dessa geração é que vivem o auge da cultura da felicidade e do bem-estar. São bastante preocupados com sua autoimagem e muito vaidosos. Os millenials resgataram valores como: honestidade, cuidado, moral, coragem, patriotismo e democracia.
Uma das caraterísticas do Millennials que impacta diretamente no setor hoteleiro é o fato de que são menos consumistas que seus pais, e ao invés de acumular buscam viver experiências. São avessos às coisas pré-formatadas e procuram o melhor custo-benefício em tudo, agindo sempre de maneira racional. Esse fato redirecionou todo o mercado turístico e aqueles relacionados como a gastronomia e economia criativa, com expressão em:
      Design moderno e atraente;
      Disponibilidade de tomadas e acesso a wi-fi;
      Amenities de qualidade;
      Alternativas de alimentação orgânica e saudável;
      Lobby integrado com área de restaurante;
      Bar movimentado;
      Aplicativos para reserva e check-in.

A nível global, 60% dos jovens millennials elencam entre as suas preferências para viajar as atrações turísticas e as praias, enquanto a vida noturna é a escolha de apenas 21%, com 50% dos inquiridos a afirmarem mesmo que nunca fizeram férias tendo como principal objetivo a vida noturna.
Desafios do setor do turismo, agências, operadores para atender demanda de consumidores:
      Presença online - estes viajantes procuram informação e soluções para os seus problemas, curiosidades e inspiração nos vários canais online. Ou o produto turístico está online ou deixa de existir.
      Oferta de experiências - querem que a sua viagem seja autêntica, real; apesar desta geração ter, mais do que outras, o preço como fator determinante da procura turística, está disposta a pagar um valor extra para disfrutar de “once-in-a-lifetime experiences”, depois de atraídos ao destino por fotografias e vídeos de outros viajantes (conhecidos ou influencers digitais)
      Rapidez na resposta - estes jovens nasceram com a resposta para todos os seus problemas no smartphone ou tablet. Mais do que qualquer outra geração, esta exige respostas rápidas (e fáceis) e o setor do turismo deve estar preparado para isso.

Edelsia Siqueira Fonseca

Referências Bibliográficas :
       www.outboundmarketing.com.br/geracao-dos-millennials/
       disque9.com.br/pesquisas – Millenials e a Hotelaria
       www2.deloitte.com/pt/pt/pages/human-capital/articles/geracao-millennial.html
       universidadedacomunicacao.com/millennials-quem-sao-o-que-querem-como-pensam-e-decidem
       https://www.ipdt.pt/geracaoz-turismo-mudancas/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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