quinta-feira, abril 11, 2019

Tecnologia e Turismo de mãos dadas

Diante da procura gradual por Portugal como ponto turístico de referência, pelo modo como o turismo é vivido em todo o mundo e tendo como princípio a tecnologia ao dispor do turista, podemos destacar que a substituição dos suportes habituais pelo desenvolvimento de conteúdos multimédia em aplicações móveis tornou-se um instrumento prático e cada vez mais eficaz de difusão da informação em qualquer momento e lugar.
A maioria dos dispositivos móveis disponíveis no mercado vêm equipados com ecrãs a cores, câmara de vídeo, maior aptidão de armazenamento, processadores mais rápidos e com caraterísticas de processamento de gráficos tridimensionais. Esta situação, juntamente com a alta taxa de penetração que este tipo de dispositivos apresenta no mercado atual, assim como o seu elevado uso por parte da maioria das pessoas, facultam o contexto ideal para uma aposta cada vez mais forte no desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. Tenha-se em conta que os dispositivos móveis são hoje em dia as plataformas primordiais de apoio às aplicações com esta tecnologia.
Apesar da Realidade Aumentada ser uma tecnologia pouco notória em várias áreas de utilização, o Turismo é sem dúvida uma área onde esta tecnologia se destaca, pela curiosidade inovadora que exalta no seu uso e pela sua utilidade prática, oferecendo mais vida aos locais e à história de um país, e cooperando para o enriquecimento cultural dos locais e pontos de interesse espalhados por todo o mundo.
O Turismo, como outras áreas de negócio, pretende assistir ao avanço das tecnologias de informação e comunicação procurando modernizar as suas estruturas e os seus ativos. Assim, ao longo do tempo, tem desenvolvido novas “pontes” para uma melhor interação do turista com os locais de visita. As capacidades e as aplicações móveis de Realidade Aumentada dedicadas ao Turismo poderão ser desiguais, o uso da tecnologia poderá ser aplicada em museus, galerias, ou espaços abertos onde objetos como quadros, esculturas, artefactos e ruínas podem ser ”aumentados” e completados em tempo real com informação, como texto, imagens, animações tridimensionais, áudio ou vídeo.
O sistema de armazenamento, pesquisa e receção de informação foi dos que padeceu de uma maior renovação, acabando por elevar as expetativas no que toca à informação digital e conteúdos importantes para determinado contexto. Em relação ao Turismo, e até hoje, esta informação digital é pouco usada pelos guias de viagens, sejam eles tradicionais ou eletrónicos, ficando assim inatingível aos turistas. Alguns dos esforços para fazer chegar esta informação aos visitantes são algo como quiosques de informação turística que forçam o turista a sair do sítio em que se encontra e que quer conhecer para obter informações adicionais sobre o seu ponto de interesse.
O passo seguinte evolutivo da informação turística passará pelo progresso de aplicações que possibilitem receber informação e conteúdos multimédia, sem muito esforço e de forma adaptada às necessidades e desejos do próprio visitante. Estes sistemas serão uma mais-valia e a inclusão de Realidade Aumentada fará parte das soluções móveis que possibilitarão uma outra experiência para o turista, em tempo real.
Assim a Realidade Aumentada será seguramente um ilustre complemento de enorme potencial, aliado à experiência que proporciona e que pode impulsionar decididamente a inovação ao nível dos guias turísticos em Portugal e no mundo. É sem dúvida uma nova forma de comunicar com os momentos e com os espaços que preenchem as nossas vidas.

Eduarda Gonçalves


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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