quarta-feira, abril 24, 2019

Museu do Alvarinho

O Museu do Alvarinho é um ponto de encontro de cultura e saberes que reúne conhecimento e herança museológica ligada à cultura do Alvarinho em terras de Monção e Melgaço. O Museu foi criado com o intuito de se tornar um espaço de promoção, degustação e comercialização do vinho Alvarinho, um produto demarcado e singular, de alta importância económica para algumas famílias monçanenses e um dos símbolos da identidade cultural e histórica de Monção.
A infraestrutura encontra-se dividida em diversas salas que abordam as temáticas seguintes: o Território, a História dos Vinhos de Monção, o Alvarinho, a Casta, o Terroir, os produtores e um espaço para degustação de vinhos, que possibilita aprofundar conhecimentos.
O Museu transporta quem o visita para o universo do vinho alvarinho, contando a sua origem, evolução e os respetivos representantes e produtores vitivinícolas. Porém, esta infraestrutura transmite, também, as potencialidades etnográficas, os saberes e tradições dos antepassados como protagonistas do desenvolvimento de um Território.
Esporadicamente, promovem-se provas de honra e comunicados municipais (agenda cultural, por exemplo), mas o museu também serve de suporte em determinados eventos, como o Rally da Lampreia, e, ocasionalmente, exposições de pintura de artistas regionais numa das salas do museu, tornando-se um promotor das artes plásticas e impulsionador de artistas locais/regionais.
Uma das caraterísticas do museu é ser de entrada gratuita, o que pode ser surpreendente a nível nacional, na atualidade, porém transforma-se num dos fatores que contribui para a sua atratividade. Contudo, se o município considerasse a opção de uma taxa de entrada, poderiam utilizar esse fundo para manutenção ou até para um upgrade do espaço.
Assim, o Museu do Alvarinho é um espaço que promove e valoriza um produto regional e as vivências vinícolas, que contribui para a economia da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (principalmente, Monção e Melgaço), que dá apoio a iniciativas artísticas e culturais. Isto posto, considero que é um núcleo completo, com potencial e grande significado para a população local.

Adriana Maria da Cunha Pereira

Bibliografia:

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

Sem comentários: